As metodologias ativas aplicadas ao trabalho crítico da habilidade oral em Português como língua adicional

Autores

  • Henrique Rodrigues Leroy Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Camila de Souza Santos Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Silvana Mamani Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil
  • Milena Maria Ferreira de Paula Paula Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • Anna Karolina Sousa Bernardes Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31915

Palavras-chave:

Português língua adicional, Metodologias ativas, Habilidades orais

Resumo

Esta pesquisa qualitativa de caráter descritivo e exploratório analisa uma unidade didática de Português Língua Adicional (PLA) de nível intermediário, focada no trabalho com as habilidades orais nesse idioma. Os objetivos deste estudo são: verificar a aplicação ou não das Metodologias Ativas nas tarefas de produção e compreensão oral em língua adicional e verificar se há mobilização de estratégias para a formação crítica do aluno na preparação para a oralidade examinada pelo Celpe-Bras. Os conceitos basilares deste estudo são as Metodologias Ativas (FILATRO e CAVALCANTI, 2018; MORÁN, 2017; BERBEL, 2011) e os aspectos da oralidade no ensino-aprendizagem do PLA (MARCUSCHI, 2003).  As análises demonstram que a unidade mobiliza diversas estratégias para potencializar a compreensão e a produção oral com protagonismo do estudante, abrindo espaço ao diálogo sobre a diversidade cultural e explorando a criticidade através das Metodologias Ativas.

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Biografia do Autor

Camila de Souza Santos, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Letras pela Univerisidade Federal de Minas Gerais
Mestra em Lingu´ística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG.

Silvana Mamani, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil

Graduada em Letras pela Univerisidade Federal de Minas Gerais
Mestra em Lingu´ística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da UFMG.

Milena Maria Ferreira de Paula Paula, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Graduadanda em Letras pela Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Leroy, H. R., Santos, C. de S., Maria Mamani, S., Paula, M. M. F. de P., & Bernardes, A. K. S. (2020). As metodologias ativas aplicadas ao trabalho crítico da habilidade oral em Português como língua adicional. Pesquisa E Debate Em Educação, 10(2), 1327–1342. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.31915

Edição

Seção

Pesquisa aplicada