Que educação para que país

as percepções sobre a avaliação

Autores

  • Alesandra Maia Lima Alves Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Elita Betania de Andrade Martins Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Denise Rangel Miranda Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Políticas públicas, Escola pública, Avaliação externa

Resumo

O presente texto apresenta resultados de um estudo exploratório desenvolvido como parte da pesquisa “Que educação para que país: uma análise das políticas educacionais sob o olhar da escola”. Tal estudo, desenvolvido com base no Ciclo de Políticas apresentado por Stephen Ball, tem por objetivo identificar possíveis transformações nas práticas docentes e gestoras reconhecidas pelos profissionais da rede pública de Minas Gerais como decorrentes das atuais políticas educacionais. Na fase de estudo exploratório foi aplicado um questionário semiestruturado que foi respondido por 40 profissionais de escolas de educação básica do município de Juiz de Fora. Nas respostas obtidas, os professores indicaram as avaliações externas como a política educacional mais presente nas discussões desencadeadas nas escolas (72,5%), sendo que 37,5% afirmam que tais avaliações influenciam no seu planejamento pedagógico e 35% apenas em parte. Essas respostas indicam, inicialmente, que as avaliações externas têm interferido no planejamento escolar e, de certa forma, exercido controle sobre o trabalho docente.

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Referências

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Como Citar

Alves, A. M. L. ., Martins, E. B. de A. ., & Miranda, D. R. . (2020). Que educação para que país: as percepções sobre a avaliação. Pesquisa E Debate Em Educação, 7(1), 303–315. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31821