Que educação para que país
as percepções sobre a avaliação
Palabras clave:
Políticas públicas, Escola pública, Avaliação externaResumen
O presente texto apresenta resultados de um estudo exploratório desenvolvido como parte da pesquisa “Que educação para que país: uma análise das políticas educacionais sob o olhar da escola”. Tal estudo, desenvolvido com base no Ciclo de Políticas apresentado por Stephen Ball, tem por objetivo identificar possíveis transformações nas práticas docentes e gestoras reconhecidas pelos profissionais da rede pública de Minas Gerais como decorrentes das atuais políticas educacionais. Na fase de estudo exploratório foi aplicado um questionário semiestruturado que foi respondido por 40 profissionais de escolas de educação básica do município de Juiz de Fora. Nas respostas obtidas, os professores indicaram as avaliações externas como a política educacional mais presente nas discussões desencadeadas nas escolas (72,5%), sendo que 37,5% afirmam que tais avaliações influenciam no seu planejamento pedagógico e 35% apenas em parte. Essas respostas indicam, inicialmente, que as avaliações externas têm interferido no planejamento escolar e, de certa forma, exercido controle sobre o trabalho docente.
Descargas
Citas
BALL, S.J.; BOWE, R. Subject departments and the implementation” of National Curriculum policy: an overview of the issues. Journal of Curriculum Studies, London, v. 24, n. 2, p. 97-115, 1992. Bases de Dados da Pesquisa: “Que educação para que país: uma análise das políticas educacionais sob o olhar da escola”, 2006.
COELHO, M. I. de M. Estado-avaliador, regulação e administração gerencial: implicações para o que é ser professor (a) na educação básica no Brasil in:BRITO, V. L. F. A. (Org.) Professores: identidade, profissionalização e formação. Belo Horizonte, MG: Argvmentvm, 2009, p.79-100.
GESE. Grupo de Estudo Sistema de Ensino – Programa de Pós Graduação em Educação - Universidade Federal de Juiz de Fora.
MACHADO, C. Avaliação Externa e Gestão Escolar: reflexões sobre usos dos resultados. Revista @mbienteeducação 70-82, jan/jun, 2012. Disponível em: <http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_educacao/ pdf/volume_5_1/educacao_01_70-82.pdf.> Acesso em: 08 dez. 2016.
MARTINS, E. B. de A. Abelhas ou arquitetos? : a compreensão dos professores sobre autonomia e as implicações no seu processo de formação e trabalho. Tese de Doutorado em Educação. UFJF: Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, 2014.