Avaliação das habilidades comunicativas e de linguagem de alunos surdos com implante coclear

Autores

  • Ana Claudia Tenor Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Avaliação, Comunicação, Aluno, Surdo

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar as habilidades comunicativas e de linguagem do aluno surdo, usuário de implante coclear, incluído no ensino regular. O Protocolo de Avaliação das Habilidades Comunicativas e de Linguagem de Crianças Surdas Reduzido (PIFFCs- reduzido) foi aplicado em cinco alunos surdos na faixa etária de sete a doze anos. Observou-se que os alunos não apresentavam o domínio da língua oral e estavam em fase inicial de desenvolvimento da Língua de Sinais. Os resultados sugeriram que o ensino da Língua de Sinais possibilitaria maior acesso à comunicação aos alunos surdos, sendo importante implementar um projeto educacional bilíngue direcionado a esses alunos.

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Como Citar

Tenor, A. C. . (2020). Avaliação das habilidades comunicativas e de linguagem de alunos surdos com implante coclear. Pesquisa E Debate Em Educação, 7(1), 190–202. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31704