Avaliação das habilidades comunicativas e de linguagem de alunos surdos com implante coclear

Autores/as

  • Ana Claudia Tenor Universidade Estadual Paulista

Palabras clave:

Avaliação, Comunicação, Aluno, Surdo

Resumen

O objetivo deste estudo foi avaliar as habilidades comunicativas e de linguagem do aluno surdo, usuário de implante coclear, incluído no ensino regular. O Protocolo de Avaliação das Habilidades Comunicativas e de Linguagem de Crianças Surdas Reduzido (PIFFCs- reduzido) foi aplicado em cinco alunos surdos na faixa etária de sete a doze anos. Observou-se que os alunos não apresentavam o domínio da língua oral e estavam em fase inicial de desenvolvimento da Língua de Sinais. Os resultados sugeriram que o ensino da Língua de Sinais possibilitaria maior acesso à comunicação aos alunos surdos, sendo importante implementar um projeto educacional bilíngue direcionado a esses alunos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARBOSA, F.V.; LICHTIG, I. Protocolo do perfil das habilidades de comunicação de crianças surdas. Revista Estudo de Linguagem, Belo Horizonte, v. 22, n. 1, p. 95-118, 2014.
BEFI- LOPES, D. Avaliação de vocabulário. In: ANDRADE, C. R. F.; BEFI- LOPES, D. M.; FERNANDES, F. D. M.; WETTZNER, H. F. ABFW- Teste de linguagem infantil nas áreas de fonologia, vocabulário, fluência e pragmática. Barueri: Pró- Fono, 2000, p. 33-49.
BELLOTTI, A.C. Implante Coclear: um estudo da escrita na escola. Araraquara, 2014. 123 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Araraquara, 2014.
BEVILACQUA, M. C.; FORMIGONI, G. M. P. O desenvolvimento das habilidades auditivas. In: MORET, A. L. M. (Org.). Deficiência auditiva: conversando com familiares e profissionais da saúde. São José dos Campos: Pulso, 2005, p. 179-201.
CAPOVILLA, F. C.; CAPOVILLA, A. G. S. Educação da criança surda: o bilingüismo e o desafio da descontinuidade entre a língua de sinais e a escrita alfabética. Revista Brasileira de Educação especial, Marília, v. 8, n. 2, p. 127- 156.
COSTA, J. P.; KELMAN, C. A.; GÓES, A. R. S. Inclusão de alunos com implante coclear: a visão de professores. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 28, n. 52, p. 325-338, 2015.
DELIBERATO, D. Questões a respeito da comunicação do aluno com deficiência sem oralidade. In: DELIBERATO, D.; MANIZINI, E. J. (Org.). Instrumentos para avaliação de alunos com deficiência sem oralidade. São Carlos: Marquesini & Manzini: ABPEE, 2015, p. 11- 22.
GALE, E. Exploring perspectives on cochlear implants and language acquisition within the deaf community. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, v. 16, n. 1, Winter, p. 121-139, 2011.
HYDE, M.; PUNCH, R. The modes of communication used by children with cochlear implants and role of sign in their lives. American Annal soft he Deaf, v. 15, n. 5, Winter, p. 535- 549, 2011.
KELMAN, A. C. Dilemas sobre o implante coclear: implicações linguísticas e pedagógicas. INES, Rio de Janeiro, n. 33, p. 33-49, 2010.
LICHTIG, I.; COUTO, M. I. V.; MECCA, F. F. D. N. Avaliando as habilidades comunicativas
e linguísticas de crianças surdas. In: LICHTIG, I. (Org.). Programa de intervenção fonoaudiológica em famílias de crianças surdas (PIFFC). Carapicuiba: Pró- Fono, 2004. p. 39-78.
LICHTIG, I.; COUTO, M. I. V.; LEME, V. N. Perfil pragmático de crianças surdas em diferentes fases linguísticas. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 13, n. 3, p. 251- 257,2008.
MORET, A. L. M. et. al. Orientação e aconselhamento familiar na terapia fonoaudiológica de crianças com necessidades especiais. In: GENARO, K. F.;LAMÔNICA, D. A. C.; BEVILACQUA, M. C. (Org.). O processo de comunicação: contribuição para a formação de professores na inclusão de indivíduos com necessidades educacionais especiais. São José dos Campos: Pulso, 2006, p. 277- 287.
MOURA, M. C.; LODI, A.C.; HARRISON, K. M. P. História e educação: o surdo, a oralidade e o uso de sinais. In: LOPES FILHO, O. C. (Org.). Tratado de Fonoaudiologia. 2. ed. São Paulo: Tecmed, v. 1, 2005, p. 341- 364.
NADER, J.M.V.; NOVAES-PINTO, R. C. Aquisição tardia de linguagem e desenvolvimento cognitivo do surdo. Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 929- 943, 2011.
NASCIMENTO, L. C. R.; LIMA, C. C. S. Libras e implante coclear: contradição ou complementariedade? Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 23, n. 3, p. 142-172, 2015.
NEGRELLI, M. E. D.; MARCON, S.S. Família e criança surda. Revista Ciência, Cuidado e Saúde. Maringá, v. 5, n. 1, p. 98-107, 2006.
QUADROS, R. M. Educação de Surdos: aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
QUADROS, R. M. (ORGs.). Língua de sinais: instrumentos de avaliação. (Org.). Porto Alegre: Artmed, 2011.
QUADROS, R. M.; CRUZ, C. R.; PIZZIO, A. L. Memória fonológica em crianças bilíngues bimodais e crianças com implante coclear. ReVEL, v. 10, n. 19, p. 185- 212, 2012.
RABELO, A. S. Libras: aspectos linguísticos e uso na terapia fonoaudiológica bilíngue. Estudos, Goiânia, v. 33, n. 5/6, p. 369-384, maio/jun., 2006.
RESSEGUI- COPPI, M. Desenvolvendo as habilidades auditivas em crianças usuárias de implante coclear: estratégias terapêuticas. 2008. 183 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo, Bauru, 2008.
SANTANA, A.P.; GUARINELLO, A.C.; BERGAMO, A. A clínica fonoaudiológica e a aquisição do português como segunda língua para surdos. Revista Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 440- 451, 2013.
SVARTHOLM, K. 35 anos de Educação Bilíngue de Surdos- e então? Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Educação Especial, n. 2, p.35-50, 2014.
STREIECHEN, E.M. et al. Pedagogia surda e bilinguismo: pontos e contrapontos na perspectiva de uma educação inclusiva. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 39, n. 1, p. 91-101, Jan.- Mar., 2017.
TENOR, A.C. Mediação do fonoaudiólogo no processo de capacitação do professor do aluno surdo. 2014. 201 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.
TENOR, A.C.; DELIBERATO, D. Comunicação da criança surda na perspectiva da família e professores. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 3, n. 2, p. 79-94, 2016.
_____________________________. Protocolo para avaliação das habilidades comunicativas do aluno surdo no ambiente escolar: adaptação. In: DELIBERATO, D.; MANIZINI, E. J. (Org.). Instrumentos para avaliação de alunos com deficiência sem oralidade. São Carlos: Marquezini & Manzini: ABPEE, 2015, p. 99-112. VALADAO, M.N. et. al. Língua brasileira de sinais e implante coclear: relato de um caso. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 25, n. 42, p. 89- 100, 2012.
YAMANAKA, D. A. R. e.t al. Implante coclear em crianças: a visão dos pais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, n. 3, p. 465-473, 2010.

Cómo citar

Tenor, A. C. . (2020). Avaliação das habilidades comunicativas e de linguagem de alunos surdos com implante coclear. Pesquisa E Debate Em Educação, 7(1), 190–202. Recuperado a partir de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31704