Formação docente
um relato de experiência do Pibid da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre
Palavras-chave:
Iniciação à docência, PIBID, Professor crítico-reflexivo, Prática interdisciplinarResumo
O presente artigo busca relatar a experiência de um projeto interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), trabalhado de forma integrada com os licenciandos em Psicologia e Pedagogia ao longo de 2017. Sua aplicação foi realizada em turmas da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino de Alegre – ES. Tanto as coordenadoras do projeto quanto os licenciandos tiveram a oportunidade de superar os desafios relacionados ao ensino de temas transversais e de habilidades de leitura e escrita, bem como de conhecimentos matemáticos. O projeto enfatizou a competência dos bolsistas de desenvolverem a aprendizagem por projetos, utilizando o lúdico como ferramenta, a sala de aula como apoio e outros espaços fora da escola como recursos para a prática pedagógica. Buscou-se incentivar nos pibidianos um novo olhar sobre o fazer pedagógico, algo que vai além da sala de aula. A construção de novos espaços torna a dinâmica das aulas mais atrativa e envolvente, despertando no professor e no aluno a paixão pelo ensinar e aprender. Os bolsistas de ID demonstraram aprender com as intervenções realizadas nas escolas, relatando sentirem-se mais preparados para a prática profissional futura. Além disso, destaca-se a importância do PIBID na formação dos saberes docentes necessários à prática educativa dos bolsistas ainda na graduação, bem como na formação do professor crítico-reflexivo.
Downloads
Referências
FERREIRA, Adriana Moreira dos Santos; TEODORO, Flávia Monteiro. PIBID/FAFIA: Reflexões preliminares acerca do trabalho de coordenadores de área- Subprojeto Psicologia. Anais do 1o. Congresso Multidisciplinar de Produção Científica da Fafia, p.35-48, 2014. Disponível em: <http://fafia.srvroot.com/site01/congresso/download/anais/4.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2018.
GUERRA, Clarissa Terezinha. Conhecimento psicológico e formação de professores.In: AZZI, Roberta Gurgel; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão. Formação de Professores: discutindo o ensino de psicologia. Campinas: Alínea, 2000. p. 69-96.
698 Revista Pesquisa e Debate em Educação
LAROCCA, Priscila. O ensino de psicologia da educação sob o olhar de licenciados e licenciandos. In: AZZI, Roberta Gurgel; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva; SADALLA, Ana Maria Falcão de Aragão. Formação de Professores: discutindo o ensino de psicologia, Campinas: Editora Alínea, 2000, p.119-145.
MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. Delimitando espaços, estabelecendo conexões: educação e escola. In: MARINHO- ARAÚJO, Claisy Maria; ALMEIDA, Sandra Francesca Conte de. Psicologia Escolar: construção e consolidação da identidade profissional. Campinas: Alínea, 2010. p. 25-37.
RAUSCH, Rita Buzzi; FRANTZ, Matheus Jurgen. Contribuições do PIBID à formação inicial de professores na compreensão de licenciandos bolsistas. Atos de pesquisa em educação, v. 8, n. 2, p. 620-641, mai./ago. 2013. Disponível em: < http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/3825>. Acesso em: 15 abr. 2018.