Garrafas Pet
modelos moleculares para o ensino de química orgânica
Palavras-chave:
Química Orgânica, Garrafas PET, Modelos molecularesResumo
A aprendizagem de Química pode tornar-se um desafio quando os conteúdos não estão relacionados com o cotidiano. Assim, buscando um ensino contextualizado, o presente artigo apresenta as atividades realizadas com o terceiro ano do Ensino Médio, voltadas para química orgânica. Em uma dessas atividades, foram construídos modelos moleculares com garrafas PET, com o auxílio de um referencial teórico que contém várias técnicas e idéias para a reutilização de garrafas PET, e que, assim, permitiram a representação das moléculas em uma perspectiva tridimensional. Ao final, os resultados mostraram que as atividades contribuíram para a compreensão das funções orgânicas e despertaram o interesse dos alunos pelo tema.
Downloads
Referências
______. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Brasília: MEC, 2018.
Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid>
Acesso em: 13 maio 2018.
CORREIA, M. E. A.; FREITAS, J. C. R.; FREITAS; J. J. R.; FREITAS FILHO, J. R. Investigação
do fenômeno de isomeria: concepções prévias dos estudantes do
ensino médio e evolução conceitual. Revista Ensaio, v.12, n.02, p.83-100, 2010.
GANDRA, L. P.; FARIA, A. G. V.; SANTOS, G. S. Modelagem e Educação Profissional:
possíveis relações em uma abordagem pedagógica para soluções químicas
no Ensino Médio integrado ao técnico em informática. Revista Brasileira
de Educação Profissional e Tecnológica, v.1, n.6, p.47-60, 2013.
JUSTI, R. Modelos e Modelagem no Ensino de Química. In: SANTOS, W. L. P.;
MALDANER, O. A. (Org.). Ensino de Química em Foco. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2010.
p. 209-230.
LIMA, M. B.; LIMA-NETO, P. Construção de modelos para ilustração de estruturas
moleculares em aulas de Química. Química Nova, v.22, n.6, p.903-906, 1999.
MALDANER, O. A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química:
Professores/Pesquisadores. 2 ed. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2003.
MATEUS, A. L.; MOREIRA, M. G. Construindo com PET: como ensinar truques
novos com garrafas velhas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2007.
MINAS GERAIS, Secretaria de Educação de Minas Gerais. Conteúdo Básico
Comum – Química. Minas Gerais, 2007.
POZO, J. I.; GÓMEZ-CRESPO, M. A. A aprendizagem e o ensino de Ciências:
do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5ed. Porto Alegre: Artmed,
2009.
RAMOS, C. M.; RAMOS, L. A.; LOBATO, C. C.; MELIM, L. I. S. H.; SANTOS, C. B.
R. Modelagem Molecular como Ferramenta Motivadora no Ensino-Aprendizagem
em Mecanismos de Reações de DielsAlder. Revista Virtual de Química,
v.8, n.6, p. 2026-2041, 2016.
ROQUE, N. F.; SILVA, J. L. P. B. A linguagem química e o ensino da química
orgânica. Química Nova, v.31, n. 4, p. 921-923, 2008.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): a formação de docentes e o cotidiano da educação brasileira contemporânea 607
SANTOS, P. T. A.; DIAS, J.; LIMA, V. E.; OLIVEIRA, M. J.; NETO, L. J. A.; CELESTINO,
V. Q. Lixo e reciclagem como tema motivador no ensino de química.
Eclética Química, v.36, n.1, p.78 – 92, 2011.
SEGURA, D. S. B. Educação Ambiental na Escola Pública: Da Curiosidade Ingênua
À Consciência Crítica. São Paulo: Annablume, 2001.
SILVA, F. R.; SOARES, A. F. A construção da relação de convivência entre
alunos no espaço escolar, 2010. Disponível em: <http://www.uespi.br/prop/
siteantigo/XSIMPOSIO/TRABALHOS/INICIACAO/Ciencias%20da%20Educacao/
A%20CONSTRUCAO%20DA%20RELACAO%20DE%20CONVIVENCIA%
20ENTRE%20ALUNOS%20NO%20ESPACO%20ESCOLAR.pdf>. Acesso
em: 18 de jan 2018.
VEIGA, M. S. M.; QUENENHENN, A.; CARGNIN, C. O ensino de química: algumas
reflexões. In: JORNADA DE DIDÁTICA, 1, 2013. Anais... Paraná: UEL, p.1-10, 2013.