Garrafas Pet

modelos moleculares para o ensino de química orgânica

Autores

  • Andreia Francisco Afonso
  • Marcela Arantes Meirelles
  • Tatiane Barcellos Silva
  • Júlia Martins do Nascimento
  • Mariana Aparecida Narciso da Silva
  • Ana Flávia Fuzaro
  • Yasmin Helena Pereira Vilela

Palavras-chave:

Química Orgânica, Garrafas PET, Modelos moleculares

Resumo

A aprendizagem de Química pode tornar-se um desafio quando os conteúdos não estão relacionados com o cotidiano. Assim, buscando um ensino contextualizado, o presente artigo apresenta as atividades realizadas com o terceiro ano do Ensino Médio, voltadas para química orgânica. Em uma dessas atividades, foram construídos modelos moleculares com garrafas PET, com o auxílio de um referencial teórico que contém várias técnicas e idéias para a reutilização de garrafas PET, e que, assim, permitiram a representação das moléculas em uma perspectiva tridimensional. Ao final, os resultados mostraram que as atividades contribuíram para a compreensão das funções orgânicas e despertaram o interesse dos alunos pelo tema.

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Como Citar

Afonso, A. F. ., Meirelles, M. A. ., Silva, T. B. ., Nascimento, J. M. do, Silva, M. A. N. da ., Fuzaro, A. F., & Vilela, Y. H. P. . (2020). Garrafas Pet: modelos moleculares para o ensino de química orgânica. Pesquisa E Debate Em Educação, 8(1), 592–607. Recuperado de https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31628

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