Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra

Autores

  • Lara Martins Barbosa Universidade Estadual Paulista
  • Ricardo Scucuglia Rodrigues da Silva Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2019.v9.31129

Palavras-chave:

Fractais, GeoGebra, Pensamento Computacional

Resumo

As ideias apresentadas neste texto têm como cenário uma pesquisa em Educação Matemática cujo objetivo é investigar como estudantes de graduação em matemática exploram Geometria Fractal utilizando o software GeoGebra. Especificamente, são explorados aspectos concernentes ao Pensamento Computacional, os quais foram qualitativamente analisados em termos habilidades a partir da realização de sessões de experimento de ensino com uma dupla de estudantes. No presente caso, a construção dinâmica do Triângulo de Sierpinski e de um GIF que apresenta três iterações do fractal, a partir de uma atividade proposta, revelou as seguintes habilidades no processo de exploração dos estudantes: coleta, análise e representação de dados, abstração, criação de algoritmo e automatização, decomposição do problema, simulação e paralelização. Tais habilidades foram significativas para que estudantes compreendessem um algoritmo criado referente à construção que haviam realizado.

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

Barbosa, L. M., & Silva, R. S. R. da. (2019). Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra. Pesquisa E Debate Em Educação, 9(1), 537–559. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2019.v9.31129