Uma proposta de avaliação diferenciada a partir de uma UEPS para o ensino de física no componente curricular de ciências do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2019.v9.31128Palavras-chave:
Avaliação, Cinemática, Física, UEPSResumo
O presente trabalho teve como objetivo a aplicação de avaliação diferenciada a partir de uma UEPS, no qual o assunto base foi o estudo da Cinemática Escalar para o ensino de Física no 9º ano. Para tanto, criou-se um plano de estudos a ser desenvolvido durante uma viagem realizada até a cidade de Porto Alegre. Neste plano, os alunos deveriam observar aspectos importantes da Cinemática como deslocamento, velocidade média, aceleração e tempo. Por fim, observou-se que os alunos realizaram as relações corretas entre os conceitos da Cinemática durante a avaliação desenvolvida.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção do conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.
BAYER, A.; NUNES, C. S.; MANASSI, N. P. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o Ensino de Estatística na Educação Básica. In: Conferência Interamericana de Educação Matemática, 14., 2015, Chiapas. Anais [...] Chiapas: CIAEM, 2015.
HILGER, T. R.; GRIEBELER, A. Uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativo utilizando mapas conceituais. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 199-213, 2013.
MACHADO, J. N. Programação e Robótica no Ensino Fundamental: Aplicação no estudo de Cinemática a partir de uma UEPS. 2016. 48f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Bagé, 2016.
MOREIRA, M. A. Aprendizagém significativa: um conceito subjacente. In: Encuentro Internacional sobre el aprendizaje significativo, 1997, Burgos. Anais [...] Burgos: Universidad de Burgos, 1997. p. 17-45.
MOREIRA, M. A. Unidades de Enseñanza Potencialmente Significativas – UEPS. Aprendizagem Significativa em Revista, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 43-63, 2011.
MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. 2. ed. São Paulo: EPU, 2012.
RONCA, A. C. C. Teorias de ensino: a contribuição de David Ausubel. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 2, n. 3, p. 91-95, dez. 1994. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v2n3/v2n3a09.pdf. Acesso em: 28 out. 2018.