Ai Weiwei e a cerâmica contemporânea como narradora da história

Autores

  • Sandra Minae Sato Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG

Palavras-chave:

Cerâmica artística, narrativa histórica, arte contemporânea

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da arte cerâmica do artista chinês Ai Weiwei como testemunha e narradora da história contemporânea, tendo como base principalmente as argumentações dos teóricos Charles Jencks e Michael Archer. Trata-se de um recorte sobre o conteúdo do minicurso “Cerâmica: narradora da história”, ministrado na XXIV Semana de Estudos Clássicos: Fronteiras e Limites, promovida pelo Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora em 2016. Prática de todas as sociedades, incessantemente desde a pré-história, a cerâmica é apresentada como instrumento de registro e narração não apenas da história da arte como da própria história da humanidade. E segue adaptada às novas narrativas e às novas formas de comunicação na atualidade.

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Biografia do Autor

Sandra Minae Sato, Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG

Sandra Minae Sato é professora do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Atualmente desenvolve pesquisa em cerâmica artística e expressões tridimensionais. PhD em Poéticas Visuais na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo com orientação da professora doutora Norma Grinberg: “A cerâmica na criação artística: as interfaces na contemporaneidade”, concluído em Abril de 2016.

Referências

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Referências Eletrônicas:

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Publicado

2017-03-17

Como Citar

SATO, S. M. Ai Weiwei e a cerâmica contemporânea como narradora da história. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 111–118, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/23171. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: XXIV Semana de Estudos Clássicos da UFJF