“As duas sofísticas de Filostrato”, de Dominique Côté
Palavras-chave:
segunda sofística, Vidas dos sofistas, Filostrato, retórica, filosofiaResumo
A apresentação da sofística que propõe Filostrato na introdução da obra Vidas dos Sofistas apresenta um problema de interpretação. O sistema das duas sofísticas, a antiga e a segunda, aquele definido pelo autor da obra Vidas, parece, na verdade, abarcar falhas e contradições que colocam em xeque a credibilidade de Filostrato. Seria possível, assim, acreditar que o sistema filostratiano das duas sofísticas, por sua aparente incoerência, não esclarece de modo nenhum a questão da definição de sofista. A proposta deste artigo consiste, por outro lado, em tornar evidente a concepção da sofística que se esconde atrás da oposição entre a antiga sofística e a segunda sofística, a partir da análise da introdução e do prefácio da obra Vidas dos Sofistas.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.