Ariadne a Teseu: um estudo da persuasão na Carta X das Heroides, de Ovídio

Autores/as

  • Beatriz Torres Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara
  • Giovanna Longo Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara Departamento de Linguística

Palabras clave:

Latim, Heroides, Persuasão

Resumen

Este artigo apresenta discussões proporcionadas por um trabalho que propõe abordar os textos latinos clássicos a partir do instrumental teórico fornecido pela Linguística, pela Semiótica e pela Retórica moderna. O objetivo é estudar como se constrói, no arranjo formal da linguagem, a persuasão na Carta X, das Heroides, de Ovídio. Discute-se, a partir de exemplos do texto original, de que maneira o uso de recursos expressivos (como marcas enunciativas, figuras de retórica e construções sintáticas) proporciona a produção de efeitos de sentido que contribuem para a persuasão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BERTRAND, Denis. Caminhos da Semiótica Literária. Bauru, SP: Edusc, 2003.

FARIA, Ernesto. Dicionário latino-português. Belo Horizonte, Rio de Janeiro: Garnier, 2003.

FIORIN, José Luiz. Figuras de Retórica. São Paulo: Contexto, 2014.

___________.Elementos de análise do discurso. 13a ed. São Paulo: Contexto, 2011.

___________. Astúcias da enunciação. São Paulo: Ática, 2001.

LIMA, Alceu Dias. Uma estranha língua?: questões de linguagem e de método. São Paulo: Edunesp, 1995.

LONGO, Giovanna. Ensino de Latim: reflexão e método. Araraquara, 2011. 248f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2011.

OVIDE. Héroïdes. Texte établi par H. Bornecque et traduit par M. Prévost. 5e édition revue et corrigée et augmentée par Danielle Porte. Paris: Les Belles Lettres, 2005.

Publicado

2017-03-17

Cómo citar

TORRES, B.; LONGO, G. Ariadne a Teseu: um estudo da persuasão na Carta X das Heroides, de Ovídio. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 34–43, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/23185. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: XXIV Semana de Estudos Clássicos da UFJF