Terêncio, a tradição e o estabelecimento do autor

Autores/as

  • Gabriel Rossi graduação em Estudos Literários pela Unicamp

Palabras clave:

comédia palliata, poética, tradição, Terêncio, prólogos terencianos

Resumen

Podemos inferir uma “poética” e, sobretudo, a tradição da comédia palliata tal qual definida por Terêncio (cujos recursos e autores ele procuraria emular) a partir de considerações do comediógrafo, tecidas nos prólogos de suas comédias, sobre a composição de uma palliata, as dificuldades para o ingresso na carreira teatral à época republicana em Roma e seu estabelecimento como sucessor de uma tradição de autores que ele próprio elenca.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BEARE, W. The Roman Stage: A Short History of Latin Drama in the Time of the Republic. London: Methuen, 1950.

BRANDÃO, J. L. L. “Vida suetoniana de Terêncio. Estrutura e estratégias de defesa do poeta”. In Estudios sobre Terencio, 2006, p. 111-123.

BROWN, P. Terence: The Comedies (tr. intr. e notas). New York: Oxford, 2006.

CABOLI, G. “I termini della critica letteraria in Terenzio: appunti per um prolegomeno”, Voces, vol. 4, 1993, p. 41-54.

CONTE, G. B. Latin literature – A history. Baltimore: Johns Hopkins, 1994

DUCKWORTH, G. E. The Nature of Roman Comedy: A Study in Popular Entertainment. New Jersey: Princeton University Press, 1994.

DUPONT, Florence. “Recitatio and the Space of Public Discourse", in The Roman Cultural Revolution. Cambridge University Press, 1997.

FRANK, T. “Terence's Contribution to Plot-Construction”, The American Journal of Philology, vol. 49 nº 4, 1928, p. 309-322.

GLARE, P. G. W. (ed.) Oxford Latin Dictionary (OLD). Oxford: Clarendon Press.

GOLDBERG, S. M. Understanding Terence. N. Jersey: Princeton University Press, 1986.

GOWERS, E. “The Plot Thickens: Hidden Outlines in Terence's Prologues”, Ramus, vol. 33, 2004, p. 150-166.

MANUWALD, G. Roman Republican Theatre: A History. Cambridge: Cambridge University Press., 2011.

MAROUZEAU J. (ed.) Térence: Comédies. Paris, Les Belles Lettres, 2 v., 1947.

MCELDUFF, S. “More than Menander's acolyte: Terence as translator”, Ramus, vol. 33, 2004, p. 120-129.

MCGILL S. Plagiarism in Latin Literature. Cambridge University Press, 2012.

PARKER, H. N. “Plautus vs. Terence: Audience and popularity re-examined”, American Journal of Philology, vol. 117, nº 4, 1986, p. 585-617.

ROLFE, J. C. Suetonius – Vol. II. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1959.

SHARROCK, A. Reading Roman Comedy: Poetics and Playfulness in Plautus and Terence. New York: Cambridge University Press, 2009.

SARGEAUNT J. (ed.) Terence vol. I: The Lady of Andros, The Self-Tormentor, The Eunuch (tr. intr. e notas). London: William Heinemann, 1912.

________________ Terence vol. II: Phormio, the Mother-In-law, the Brothers (tr. intr. e notas). London: William Heinemann, 1912.

WESSNER, P. Aeli Donati Commentum Terenti - Vol. II. Stuttgart, 1962.

WRIGHT, J. Dancing in Chains. The Stylistic Unity of the Comoedia Palliata. Rome: American Academy, 1974.

Publicado

2023-10-22

Cómo citar

ROSSI, G. Terêncio, a tradição e o estabelecimento do autor. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 30–45, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/23056. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos