A Ars Grammatica de Terenciano Mauro
DOI:
https://doi.org/10.34019/2318-3446.2019.v7.23285Palavras-chave:
Terentianus Maurus, Performatividade, Poética Clássica, Literatura TécnicaResumo
Este artigo apresenta um breve comentário sobre a arte gramatical intitulada Terentianus de littera, de syllaba, de pedibus, do autor latino Terenciano Mauro. Observa-se que o gramático confere especial atenção formal à construção de seu texto, uma vez que o produziu forma metrificada, variando o uso dos metros. À luz dos estudos de John Langshaw Austin (1990) a respeito do conceito de performatividade, neste trabalho serão discutidas as principais características do tratado, demonstrando, por meio de exemplos, as particularidades da obra de Terenciano Mauro.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Trad. Eudoro de Sousa. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2003.
AUSTIN, J.L. Quando dizer é fazer – palavras e ação. Trad. Danilo Marcondes de Souza Filho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
BARATIN, M. Sur la structure des grammaires antiques. In: DE CLERQ, J.; DESMET, P. [edit.]. Florilegium historiographiae linguisticae: Etudes d’historiographie de la
linguistique et de grammaire comparée à la mémoire de Maurice Leroy. Peeters: Louvain-la-Neuve, 1994.
BECK, J.W. Gedanken zur Datierung. Hermes 122, Stuttgart, p. 220-252, 1994.
BECK, J.W. Terentianus Maurus, De Syllabis. München: Vandehoeck & Ruprecht: Göttingen, 1993.
CIGNOLO, C. Terentiani Mauri de litteris, de syllabis, de metris. Hildesheim/Zürich/New York: Georg OlmsVerlag, 2002.
CRUSIUS, F. Iniciación en la métrica latina. Versión y adaptación de Á. Roda. Prólogo de J. Echave-Sustaeta. Barcelona: Bosch, 1951.
ECO, U. Sobre os espelhos e outros ensaios. Trad. Beatriz Borges. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
EFFE, B. Dichtung und Lehre: Untersuchungen zur Typologie des antiken Lehrgedichts. München: C.H. Beck’sche Verlagsbuchhandlung, 1977.
HASEGAWA, A. P. Dispositio e distinção de gêneros no Epodos de Horácio: estudo acompanhado de tradução em verso. Tese de Doutorado. São Paulo: FFLCH, USP, 2010.
JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1971.
JAKOBSON, R. O Dominante. In: LIMA, L.C. Teoria da Literatura em suas Fontes. 2ª ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983, v. 1, p. 485-491.
KEIL, H. (KEILII, H). Grammatici Latini: Scriptores Artis Metricae. Leipzig: Georg Olms Verlagsbuchhandlung, 1961. 6 v.
MARTINS, P. Literatura Latina. Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2009.
SARAIVA, F. R. Novissimo diccionario latino-portuguez. 11. ed., Rio de Janeiro, Garnier, 1927.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Isabela Maia Pereira de Jesus
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.