O ditirambo e as origens da tragédia

Autores

  • Lidiana Garcia Geraldo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palavras-chave:

Estudos Clássicos, Poética, Aristóteles, ditirambo, origens da tragédia

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a passagem 1449a 9-15 da seção IV, da Poética, de Aristóteles, na qual o filósofo declara que a tragédia surgiu τῶν ἐξαρχόντων τὸν διθύραμβον, ou seja, dos iniciadores desse hino cultual, entoado em honra a Dioniso como uma canção ritual que visava à sua adoração. Na análise, observou-se que, para Aristóteles, os solistas do ditirambo forneceram o modelo da colaboração “responsiva”, entre o indivíduo e o coro, que desenvolveria o elemento dialogal e dramático da tragédia.

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Biografia do Autor

Lidiana Garcia Geraldo, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mestranda em Linguística na área de Estudos Clássicos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

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Publicado

2017-03-17

Como Citar

GERALDO, L. G. O ditirambo e as origens da tragédia. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 62–70, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/23179. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: XXIV Semana de Estudos Clássicos da UFJF