As práticas filosóficas nos escritos de Cícero segundo o “cuidado de si” de Michel Foucault
Palavras-chave:
Michel Foucault, Cícero, Roma AntigaResumo
A partir dos estudos de Michel Foucault das práticas do “cuidado de si” na Antiguidade, empreenderemos uma análise de alguns escritos de Cícero, político e filósofo romano do século I a.C. Este estudo resultou nos cursos- livros A hermenêutica do sujeito (1982), O governo de si e dos outros (1983) e A coragem da verdade (1984). Foucault indicou modos de construção de si pelo próprio sujeito, constituídos por práticas, exercícios em torno de si, que possibilitavam uma condução da vida e da alma na busca da felicidade e de uma velhice tranquila, sem medo da morte. Assim investigamos estas práticas do “cuidado de si” nas Tusculanas e no Dos limites do bem e do mal, e como estas contribuíram para a maneira de bem viver de Cícero.
Downloads
Referências
CÍCERO. Tusculanas. Disponível em: <http://www.thelatinlibrary.com/cicero/tusc1.shtml>; <http://www.thelatinlibrary.com/cicero/tusc3.shtml>. Acesso 16 out. 2011
GARVIN, Ted & EITZEN, Hagen. Project Gutenberg's Cicero's Tusculan Disputations, by Marcus Tullius Cicero. Disponível em: <http://www.gutenberg.org/cache/epub/14988/pg14988.txt>. Acesso em 26 out 2011.
CANDIOTTO, Cesar. Subjetividade e Verdade no Último Foucault, Revista Transformação/ Formação/Ação, 31, 2008, p. 87-103.
CHAUÍ, Marilena. Introdução à historia da filosofia: as escolas helenísticas. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. V. 2.
FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2010a.
FOUCAULT, Michel. O governo de si e dos outros. São Paulo: Martins Fontes, 2010b.
FOUCAULT. Michel. A coragem da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
___. História da sexualidade. São Paulo: GRAAL, 2010c. Vol. 2.
FUNARI, Pedro. P. Roma: vida pública e vida privada. São Paulo: Atual, 2003.
GOODMAN, M.The Roman world. Londres: Routledge, 2007.
GONÇALVES, Ana. Lei e ordem na república romana: uma análise da obra de legibusde Cícero. Disponível em: <http://www.unicamp.br/nee/arqueologia/arquivos/historia_militar/lei_ordem.html>. Acesso em: 4 set. 2010.
HADOT, Pierre. Philosophy as a Way of Life. Massachusetts: Blackwell Publishers, 1995.
MCDONALD, A. H. Roma republicana. Lisboa: Verbo, 1971.
OLIVA, Alfredo dos S. Algumas considerações sobre 1 Timoteo 4,1-16 a partir da ética do cuidado de si de Michel Foucault, Revista Pistis, 1, 2011, p. 99-119.
PEREIRA, Maria H. Estudos de história da cultura clássica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. V. 2.
PORTOCARRERO, Vera. Governo de si e cuidado de si. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss1articles/portocarrero.htm>. Acesso 26 set 2011.
RAGO, Margareth. O efeito foucaultiano na historiografia brasileira. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/sociologia/temposocial/site/images/stories/edicoes/v0712/efeito.pdf. Acesso: 27 mai. 2012.
ROCHA, André. História dos discursos sobre as paixões nas Tusculanas de Cícero. Disponível em: <http://www.fflch.usp.br/df/espinosanos/ARTIGOS/numero%2024/andre.pdf>. Acesso em: 26 mai 2011.
WOOD, Neal. Cicero's Social and Political Thought. Los Angeles: Universidade da Califórnia, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores e autoras mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo a publicação licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional.
2. Os autores e autoras têm permissão e são estimulados(as) a publicar e compartilhar o trabalho com reconhecimento da publicação inicial nesta revista.
3. Os autores e autoras dos trabalhos aprovados autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, acessar: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Isenção editorial
O conteúdo dos artigos publicados é de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, não representando a posição oficial da Rónai - Revista de Estudos Clássicos e Literários ou do Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora ou das instituições parceiras.