“As duas sofísticas de Filostrato”, de Dominique Côté

Autores

  • Osvaldo Cunha Neto doutorando em Linguística pela Universidade de Ottawa, Canadá

Palavras-chave:

segunda sofística, Vidas dos sofistas, Filostrato, retórica, filosofia

Resumo

A apresentação da sofística que propõe Filostrato na introdução da obra Vidas dos Sofistas apresenta um problema de interpretação. O sistema das duas sofísticas, a antiga e a segunda, aquele definido pelo autor da obra Vidas, parece, na verdade, abarcar falhas e contradições que colocam em xeque a credibilidade de Filostrato. Seria possível, assim, acreditar que o sistema filostratiano das duas sofísticas, por sua aparente incoerência, não esclarece de modo nenhum a questão da definição de sofista. A proposta deste artigo consiste, por outro lado, em tornar evidente a concepção da sofística que se esconde atrás da oposição entre a antiga sofística e a segunda sofística, a partir da análise da introdução e do prefácio da obra Vidas dos Sofistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CÔTÉ, Dominique. Les deux sophistiques de Philostrate. Rhetorica: A Journal of the History of Rhetoric, University of California Press. Vol. 24, No. 1 (Winter, 2006), pp. 1- 35.

Downloads

Publicado

2023-10-22

Como Citar

CUNHA NETO, O. “As duas sofísticas de Filostrato”, de Dominique Côté. Rónai – Revista de Estudos Clássicos e Tradutórios, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 153–184, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ronai/article/view/23066. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Traduções