Explorando a tipologia da inovação no turismo a partir da perspectiva de empresários do setor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10451416

Palavras-chave:

Tipologia da inovação, Turismo, Gestores

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral apresentar tipos de inovação empresarial turística, que emergem a partir da análise de relatos de experiências de gestores empresários e de possíveis influências exercidas por stakeholders para a sua implementação. Para além de uma revisão da literatura, foram realizadas 35 entrevistas semiestruturadas com gestores de empresas de turismo na cidade de Natal (RN). O acompanhamento prévio e posterior das empresas ocorreu de 2019 a 2023. O conteúdo das entrevistas foi transcrito, analisado e processado com o apoio do SPSS 25. Foi confirmada a predominância da inovação do tipo incremental e a significativa influência que stakeholders exercem para a adoção de mudanças no contexto empresarial. Reconhecendo-se a limitação do Manual de Oslo de não contemplar em sua tipologia oficial da inovação em serviços, todas as formas de inovação concebida e implementada pelas empresas turísticas, a tipologia da inovação desse setor pôde ser expandida para: produto, ambiental, processos, marketing, organizacional, clientes, colaboradores, estrutural e social. Finalmente, constatou-se que tal proposta não esgota possibilidades de novas definições observadas noutros contextos. Ademais, o estudo contribui para a conscientização e incentivo de iniciativas de inovação em negócios turísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Danielle Martins Aires, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Turismo pela Universidade de Aveiro - UA (2021); Mestre em Ciências Sociais / UFRN (2012) e Graduada em Turismo / UFRN (2009). Pesquisadora e professora adjunta (Dedicação exclusiva) da Unversidade Federal do Maranhão (UFMA). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1942-1270 CV:  http://lattes.cnpq.br/5271545240817342 [ jussara.aires@ufma.br ]

Carlos Costa, Universidade de Aveiro

Doutor em Turismo pela Universidade de Surrey - UK (1996). Mestre em Gestão em Turismo University of Surrey (1991). Licenciado em Planeamento Regional e Urbano / UA (1988). Diretor e Professor Catedrático do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da UA; Director da Revista de Turismo & Desenvolvimento, Diretor do Programa doutoral em Turismo e Coordenador Técnico-Científico da idtour-unique solutions. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0089-6930 CV: http://lattes.cnpq.br/3867661936719299 [ ccosta@ua.pt ].

Filipa Brandão, Universidade de Aveiro

Doutora em Turismo pela Universidade de Aveiro - UA (2014); Mestre em Turismo / UA (2009) e Licenciada em Turismo / UA (2006). Pesquisadora e professora assistente da UA. É editora associada da Revista Turismo & Desenvolvimento, a revista científica do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da UA. ORCID:  https://orcid.org/0000-0002-9323-4572  [ filipa.brandao@ua.pt ]

Referências

Aires, J. D. M. (2017). A inovação na perspectiva de diretores de hotéis em Aveiro – Portugal. Revista Turismo Visão e Ação - Eletrônica, 19(3), 487-512. https://doi.org/10.14210/rtva.v19n3.p487-512

Aires, J. D. M. (2018). A Dimensão Oferta à Luz do Radar da Inovação: um estudo sobre o desempenho de agências de turismo do Recife-PE no período de 2012 a 2016. Turismo Em Análise, 29, 89–107. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v29i1p89-107

Aires, J. D. M. (2021). Avaliação de dinâmicas e orientações para a medição da inovação empresarial no turismo. Tese de doutorado, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal. http://hdl.handle.net/10773/31508

Aires, J. D. M., Costa, C. M. M. da, & Brandão, A. F. F. A. (2022). Rumo a um conceito de inovação no turismo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Turismo, 16, 2577. https://doi.org/10.7784/rbtur.v16.2577

Alonso-Almeida, M. D. M., Rocafort, A., & Borrajo, F. (2016). Shedding Light on Eco-Innovation in Tourism: A Critical Analysis. Sustainability, 8(1), 1-12. https://doi.org/10.1108/JOSM-11-2018-0376

Bai, C.; Quayson, M.; Sarkis, J. (2021). COVID-19 pandemic digitization lessons for sustainable development of micro-and small- enterprises, Sustainable Production and Consumption, 27, 1989-2001. https://doi.org/10.1016/j.spc.2021.04.035.

Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70.

Booyens, I., & Rogerson, C. M. (2016). Tourism Innovation in the Global South: Evidence from the Western Cape, South Africa. International Journal of Tourism Research, 18(5), 515–524. http://doi.wiley.com/10.1002/jtr.2071

Camisón, C., & Monfort-Mir, V. M. (2012). Measuring innovation in tourism from the Schumpeterian and the dynamic-capabilities perspectives. Tourism Management, 33(4), 776–789. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2011.08.012

Costa, B.R. L. (2019). Bola de Neve Virtual: O Uso das Redes Sociais Virtuais no Processo de Coleta de Dados de uma Pesquisa Científica. RIGS -Revista Interdisciplinar de Gestão Social, 7(1), 15-37. http://dx.doi.org/10.9771/23172428rigs.v7i1.24649

Elzek, Y. S., Gafaar, H. A., & Abdelsamie, H. (2020). Practices of Tourism Innovation in Tourism Industry: The Case Study of Egypt. Journal of the Faculty of Tourism and Hotels-University of Sadat City, 4(1/2), 1-14. https://doi.org/10.21608/MFTH.2020.103144

Filippopoulos, N.; Fotopoulos, G. (2022). Innovation in economically developed and lagging European regions: a configurational analysis, Research Policy, 51, 1-16. https://doi.org/10.1016/j.respol.2021.104424

Freeman, R., Parmar, B. & Martin, K. (2020). Chapter 4 stakeholders and shareholders. In The Power of And: Responsible Business Without Trade-Offs (pp. 65-84). New York Chichester, West Sussex: Columbia University Press. https://doi.org/10.7312/free18850-005

Hjalager, A. M. (2010). A review of innovation research in tourism. Tourism Management, 31(1), 1–12. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2009.08.012

Krizaj, D., Brodnik, A., & Bukovec, B. (2014). A Tool for Measurement of Innovation Newness and Adoption in Tourism Firms. International Journal of Tourism Research, 16(2),113–125. http://doi.wiley.com/10.1002/jtr.1905

Mtur, Ministério do Turismo. (2019). Prestadores de serviços turísticos com Cadastur. https://cadastur.turismo.gov.br/hotsite/#!/public/resultados

Nordli, A. J. (2017). Measuring innovation in tourism with Community Innovation Survey: a first step towards a more valid innovation instruments. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, 17(4), 423-440. https://doi.org/10.1080/15022250.2016.1247382

Nordli, A. J., Rønningen, M. (2021). Tracking hidden innovations in tourism. Creativity and Innovation Management, 30(2), 303-319. https://doi.org/10.1111/caim.12440

Lakatos, Eva Maria; Marconi, Marina de Andrade. (2020). Metodologia Científica. 10.ed. São Paulo: Atlas.

OECD. ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT. (2005). Manual de Oslo: Diretrizes para a Coleta e Interpretação de dados sobre Inovação Tecnológica (3ªed.). https://www.oecd-ilibrary.org/science-and-technology/manual-de- oslo_9789264065659-es

Omerzel, D. G. (2016). A systematic review of research on innovation in hospitality and tourism. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 28 (3), 516-558. https://doi.org/10.1108/IJCHM-10-2014-0510

Omerzel, D. G., & Jurdana, D. S. (2016). The influence of intellectual capital on innovative- ness and growth in tourism smes: empirical evidence from slovenia and croatia. Economic research-Ekonomska istraživanja, 29(1), 1075–1090. https://doi.org/10.1080/1331677X.2016.1211946

Orfila-Sintes, F., Crespí-Cladera, R., & Martínez-Ros, E. (2005). Innovation activity in the hotel industry: Evidence from Balearic Islands. Tourism Management, 26(6), 851–865. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2004.05.005

Panfiluk, E. (2021). Innovativeness of Tourism Enterprises: Example of Poland. Sustainability, 13(3), 1024. https://doi.org/10.3390/su13031024

Pikkemaat, B., & Weiermair, K. (2007). Innovation through Cooperation in Destinations: First Results of an Empirical Study in Austria. Anatolia, 18(1), 67–83. https://doi.org/ 10.1080/13032917.2007.9687036

Pivcevic, S., & Pranicevic, D. G. (2012). Innovation Activity in the Hotel Sector – the Case of Croatia. Economic Research-Ekonomska Istraživanja, 25(1), 337–363. https://doi.org/10.1080/1331677X.2012.11517568

Poetry, R., Simatupang, T., & Ghazali, A. (2021). Multi-Stakeholder Innovation in Tourism Industry: A Recent Development and Future Directions. The Asian Journal of Technology Management (AJTM), 14(3), 272-293. https://doi.org/10.12695/ajtm.2021.14.3.6

Schumpeter, J. A. (1934). The theory of economic development. Cambridge: Harvard University Press

Succurro, M., & Boffa, F. (2018). Patenting patterns in the tourism industry: Evidence from Italy. International Journal of Tourism Research, 20(1), 538–541. https://doi.org/10.1002/jtr.2203

Tajeddini, K., Martin, E., & Altinay, L. (2020). The importance of human-related factors on service innovation and performance. International Journal of Hospitality Management, 85, 1–14. https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2019.102431

Thomas, R., & Wood, E. (2014). Innovation in tourism: Re-conceptualising and measuring the absorptive capacity of the hotel sector. Tourism Management, 45, 39–48. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2014.03.012

UNWTO. (2020). Facts and figures (Tech. Rep.). United Nations World Tourism Organization (UNWTO). Acesso em: 03 de maio de 2022. http://www.unwto.org/facts/eng/vision.htm

Verreynne, M.-L., Williams, A. M., Ritchie, B. W., Gronum, S., & Betts, K. S. (2019). Innovation diversity and uncertainty in small and medium sized tourism firms. Tourism Management, 72, 257–269. https://doi.org/10.1016/j.tourman.2018.11.019

Volo, S. (2006). A consumer-Based Measurement of Tourism Innovation. Journal of Quality Assurance in Hospitality & Tourism, 6(3-4), 73–87. https://doi.org/10.1300/J162v06n03_05

Xu, S., Zhou, X., & Ahmad, Z. (2022). Measuring the Psychological Behavior of Tourism Service Providers in Low-Income Regions: Implementing Effective Service Marketing and Performances Strategies. Sustainability, 14(18), 1-18. http://dx.doi.org/10.3390/su141811459

Yin, D., Ming, X., Zhang, X. (2020). Sustainable and smart product innovation ecosystem: an integrative status review and future perspectives, Journal of Cleaner Production, 274(1). https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.123005

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Aires, J. D. M., Costa, C., & Brandão, F. (2023). Explorando a tipologia da inovação no turismo a partir da perspectiva de empresários do setor. Revista Latino-Americana De Turismologia, 9(Regular). https://doi.org/10.5281/zenodo.10451416

Edição

Seção

ESTUDO DE CASO/ CASE STUDY /ESTUDIO DE CASO