Qualidade de Vida Definida: uma Perspectiva Empreendedora no Turismo
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5781682Palavras-chave:
Qualidade de vida, Empreendedor de turismo, definição, experiência de vidaResumo
Qualidade de Vida (QV) [Quality of Life - QoL] é um constructo que envolve os diferentes aspectos da vida de uma pessoa. Embora vários pesquisadores e organizações tenham examinado o significado da QoL de muitas maneiras diferentes, sua definição ainda se mostra vaga. A fim de aumentar a comparabilidade e consistência em várias disciplinas, incluindo sociologia, economia, psicologia, administração, etc., este documento avalia várias definições e formula uma nova definição de QoL para empresários de turismo, seguindo a abordagem de 7 etapas estabelecida na teoria da definição. Conduzindo uma análise qualitativa de certas palavras, temas, conceitos, significados, a nova definição chega a captar a essência da QoL para empresários de turismo, reduzindo assim a imprecisão interna e externa associada ao significado. A nova definição esclarece as ambigüidades associadas ao conceito e ajudará os acadêmicos e pesquisadores a obter uma visão do conceito, aplicando a noção bem definido de QoL que, por sua vez, resolverá várias questões de definição e acrescentará à literatura de QoL.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Latino-Americana de Turismologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Salvo quando expressamente indicado em contrário, todo o conteúdo desta revista (RELAT) está licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Centro Latino Americano de Turismologia (CELAT), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Centro Latino Americano de Turismologia (CELAT), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) não seja utilizada para fins comerciais; iii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.