Turismologia e Comunidades Educativas em Turismo na Lusofonia
DOI:
https://doi.org/10.34019/2448-198X.2017.v3.10049Palavras-chave:
Turismologia, comunidades educativas, redes, educação em TurismoResumo
As perspectivas atuais dos estudos do Turismo são interpretadas para compreender a viabilidade da Turismologia como abordagem integral e adequada na academia. O artigo também estuda a organização da educação em Turismo e a base institucional da rede de ensino. As opiniões de académicos são discutidas em seminários para ajudar a consolidar esta área científica e a desenvolver abordagens educacionais inovadoras e eficientes para a comunidade académica. A pesquisa empírica baseia-se na análise de dados secundários das instituições de ensino superior (IES) em Portugal, principalmente para entender a sua importância neste nível de ensino e a diversidade de tipologias de IES. A metodologia baseia-se no estudo de caso para realizar um diagnóstico global e rigoroso a nível nacional e, assim, contribuir para a política e estratégia formativas, de modo a responder efetivamente aos desafios de internacionalização. Neste quadro existe oportunidade de desenvolver dois projetos: ObservatórioNacional de Educação em Turismo (ONET) -instrumento de apoio à gestão e competitividade da rede de educação em Turismo na comunidade académica em Portugal; Rede de Investigação e Educação em Turismo na Lusofonia (RIETL) – rede de promoção de pontes entre as comunidades académicas do Turismo e a cooperação para o reconhecimento dos Estudos Turísticos no espaço Lusófono. Os resultados desta reflexão indicam que a Turismologia é utilizada na comunidade educativa para definir o Turismo como campo científico autónomo e, neste cenário, acreditamos que os dois projetos poderão ser importantes para reforçar esta rede de ensino em Portugal e na Lusofonia.Downloads
Referências
Belhassen, Y., Caton, K. (2009). Advancing understandings: A linguistic approach to tourism epistemology. Annals of Tourism Research, 36(2), 335-352.
Bonilla, J. M. L., Bonilla, L. M. L. (2004). Evolúcion y Perspectivas del Enfoque Interdisciplinario en el Estúdio del Turismo. Estúdios Turísticos, 160, 31-44.
Cardia, G. (2014). The Four Arrows of Knowledge Applied to Tourism. Revista de Análisis Turístico, 18(2), 1-10.
Cooper, C., Shepherd, R., Westlake, J. (1996). Educating the Educators in Tourism: A Manual of Tourism and Hospitality Education. Guildford: WTO.
Cooper, C. (2006). Knowledge Management and Tourism. Annals of Tourism Research. 33(1), 47-64.
Cunha, L., Abrantes. A. (2013). Introdução ao Turismo. Lisboa: Lidel.
Cunha, L. (2013). Economia e Política do Turismo. Lisboa: Lidel.
Darbellay, F., & Stock, M. (2012). Tourism as a Complex Interdisciplinary Research Object, Annals of Tourism Research, 39(1), 441-458.
Dias, F. (2011). Principais Entraves na via de Autonomização dos Estudos do Turismo: anarquismo epistemológico ou concertação estratégica?, Journal of Tourism Studies, 4(4), 81-96.
Echtner, C.M., Jamal, T. B. (1997). The Disciplinary Dilemma of Tourism Studies. Annals of Tourism Research, 24(4), 868-883.
Esteban, J., Cetin, G., Antonovica, A. (2015). Theory of knowledge of tourism: A sociological and epistemological reflection, Journal of Tourismology, 1(1), 2-15.
Gilbert, D.C. (1990). Conceptual issues in the meaning of tourism. In C.P. Cooper (ed.), Progress in Tourism, Recreation and Hospitality Management (4-27), London: Belhaven.
Jafari, J. (1990). Research and scholarship: The basis of tourism education. Journal of Tourism Studies, 1(1), 33-41.
Jafari, J. (1997). Tourismification of the Profession: Chameleon Job Names Across the Industry. Progress in Tourism and Hospitality Research, 3(2), 175-181.
Jafari, J. (2002). Tourism Education and Training Models. TEDQUAL, 5 (1), 29-34.
Jafari, J. (2005). El Turismo como Disciplina Científica. Política y sociedad, 39-56.
Jovicic, Z. (1988). A Plea for Tourismological Theory and Methodology. Revue du Tourism, 43(3), 2-5.
Leal, S. (2010). Quality in Tourism Higher Education in Brazil: The Voices of Undergraduate Students, Saarbrücken: Lambert Academic Publishing.
Leiper, N. (1981). Towards a Cohesive Curriculum in Tourism: The Case for a Distinct Discipline. Annals of Tourism Research, 8, 69-84.
Leiper, N. (2000). An Emerging Discipline. Annals of Tourism Research, 27(3), 805-809.
Leiper, N. (2008). Why “the tourism industry” is misleading as a generic expression: the case for the plural variation. Tourism Management, 29, 237-251.
Netto, A. P. (2005). Filosofia do Turismo: Teoria e Epistemologia. São Paulo: Aleph.
Netto, A. P., Trigo, L. G. G., Silveira, C. E. (2017). Tourism Knowledge Transfer in Brazil, in Noel Scott, M. De M., Van Niekerk, M (ed.). Knowledge Transfer to and within Tourism, Bridging Tourism Theory and Practice, Emerald Publishing Limited, Volume 8, pp.113 – 128.
Richards, G. (1998). A European Network for Tourism Education. Tourism Management, 19(1), 1-4.
Salgado, M. A. B. (2007). “Educação e Organização Curricular em Turismo no Ensino Superior Português”. Unpublished Ph.D. dissertation, Aveiro: Aveiro University.
Salgado, M. A. B., Lemos, F. M. F. R., Faria, C. M. F. S. (2008). Education and Training in Tourism: National Observatory for Tourism Education, Conference Proceedings Proceedings of the IASK International Conference in Tourism Research, 206-215.
Salgado, M. A. B., Costa, C. M. (2011). Science and Tourism Education: National Observatory for Tourism Education. European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation, 2 (3), 143-157.
Salgado, M. A. B., Panosso, A., Costa, C. M. M., Trigo, L. (2017), Comunidades científicas no turismo no espaço lusófono: RIELT, Revista Turismo e Desenvolvimento, 27/28, vol. 2, 275-277. (ISSN 1645-9261)
Taillon, J. M. A. (2014). Understanding Tourism as an Academic Community, Study or Discipline. Journal of Tourism & Hospitality. 3(3), 1-5.
Tribe, J. (1997). The Indiscipline of Tourism. Annals of Tourism Research, 24(3), 638-657.
Tribe, J. (2000). Indisciplined and Unsubstantiated. Annals of Tourism Research, 27(3), 809-813.
Tribe, J. (2005). Tourism, Knowledge and the Curriculum. Airey, D., Tribe, J. (eds). An International Handbook of Tourism Education. Elsevier, Oxford, 47-61.
Tribe, J. (2006). The Truth about Tourism. Annals of Tourism Research, 33(2), 360-381.
Yin, R. K. (2014). Case study research: Design and methods (5th ed.). Thousand Oaks, CA: SAGE.
Xiao, H. (2013). Jafar Jafari: the platform builder, Anatolia, 24(2), 288-296.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Salvo quando expressamente indicado em contrário, todo o conteúdo desta revista (RELAT) está licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Centro Latino Americano de Turismologia (CELAT), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Centro Latino Americano de Turismologia (CELAT), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2020.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) não seja utilizada para fins comerciais; iii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.