Estimativa de Quantidade de Doces: uma experiência didática baseada na metodologia de Resolução de Problemas de Pólya

Autores

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Metodologia de Pólya, Ensino de Matemática, Estimativa, Atividade Didática com doces

Resumo

Este trabalho relata uma experiência didática desenvolvida na disciplina de Resolução de Problemas, no curso de Matemática de uma universidade pública do estado do Paraná, utilizando a metodologia proposta por George Pólya. A atividade foi realizada com a questão-problema "Qual a quantidade de doce que tem no vaso?", na qual três grupos de estudantes foram desafiados a estimar a quantidade de doces em vasos de vidro transparente sem retirá-los para contagem direta. A dinâmica incentivou o uso de técnicas matemáticas e a aplicação dos passos de resolução de problemas de Pólya. O relato inclui as etapas da atividade, as estratégias adotadas pelos estudantes e as reflexões sobre os resultados obtidos. Conclui-se que a experiência contribuiu para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, além de estimular o desenvolvimento de competências matemáticas e de trabalho colaborativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ARRUDA, J. C. F. Percepção de estudantes de Licenciatura em Matemática sobre a metodologia de resolução de problemas de Pólya: foco na ausência do retrospecto. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) — Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.

COSTA, S. D. V. Resolução de problemas no ensino básico: as dificuldades que surgem na concretização das diferentes fases do modelo de Polya. 2014. 87f. Relatório de Estágio (Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico). Universidade do Minho. Braga.

GRZEÇA, K. Uma experiência na escola básica com resolução de problemas de Matemática na perspectiva de Polya. 2017. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

PÓLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Trad. Heitor Lisboa de Araújo. 2ª reimpressão. Rio de Janeiro, 1995.

SOUZA, M. A. V. F. de; GUIMARÃES, H. M. A resolução de problemas na educação em Matemática: uma conversa sobre ensino, formação de professores e currículo desde Pólya. Revista Ifes Ciência, v. 1, p. 109-116, jan./jun. 2015.

Downloads

Publicado

2025-09-12

Como Citar

ANDRADE, C. C. de. Estimativa de Quantidade de Doces: uma experiência didática baseada na metodologia de Resolução de Problemas de Pólya . Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49364. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

III Simpósio de Resolução de Problemas na Educação Matemática