O Ensino de Paridade na via Resolução de Problemas Hands-on: Passeio do Cavalo no Tabuleiro de Xadrez

Autores

Palavras-chave:

Ensino Fundamental;, Álgebra;, Problema do Cavalo;, Raciocínio Lógico, Paridade.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo discutir por meio de um relato de experiência a Resolução de Problemas Hands-on, a partir do problema intitulado passeio do cavalo no tabuleiro de xadrez, com foco no ensino da paridade. Participaram 36 estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, que trabalharam em grupos utilizando um tabuleiro de xadrez (5x5) e uma peça de cavalo do próprio jogo. Os dados coletados a partir do diário de campo, foram analisados qualitativamente. A atividade foi conduzida com mediação docente, sem respostas prontas, incentivando a investigação, a formulação de hipóteses e o trabalho colaborativo. Os principais resultados apontam que a proposta promoveu engajamento, valorização do conhecimento prévio e construção significativa de novos conceitos. A versão reduzida do tabuleiro de xadrez, permitiu maior autonomia na exploração do percurso do cavalo, enquanto os problemas secundários favoreceram a compreensão contextualizada da paridade. Nesse sentido, a Resolução de Problemas Hands-on, se revela como um caminho interessante para novas pesquisas.

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Biografia do Autor

Emilly Gonzales Jolandek, Universidade Estadual do Paraná

Professora do Ensino Superior na Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2025-09-12

Como Citar

MENDES, L. O. R.; JOLANDEK, E. G. O Ensino de Paridade na via Resolução de Problemas Hands-on: Passeio do Cavalo no Tabuleiro de Xadrez. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/49319. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

III Simpósio de Resolução de Problemas na Educação Matemática