O Ensino de Paridade na via Resolução de Problemas Hands-on: Passeio do Cavalo no Tabuleiro de Xadrez
Palavras-chave:
Ensino Fundamental;, Álgebra;, Problema do Cavalo;, Raciocínio Lógico, Paridade.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo discutir por meio de um relato de experiência a Resolução de Problemas Hands-on, a partir do problema intitulado passeio do cavalo no tabuleiro de xadrez, com foco no ensino da paridade. Participaram 36 estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, que trabalharam em grupos utilizando um tabuleiro de xadrez (5x5) e uma peça de cavalo do próprio jogo. Os dados coletados a partir do diário de campo, foram analisados qualitativamente. A atividade foi conduzida com mediação docente, sem respostas prontas, incentivando a investigação, a formulação de hipóteses e o trabalho colaborativo. Os principais resultados apontam que a proposta promoveu engajamento, valorização do conhecimento prévio e construção significativa de novos conceitos. A versão reduzida do tabuleiro de xadrez, permitiu maior autonomia na exploração do percurso do cavalo, enquanto os problemas secundários favoreceram a compreensão contextualizada da paridade. Nesse sentido, a Resolução de Problemas Hands-on, se revela como um caminho interessante para novas pesquisas.
Downloads
Metrics
Referências
AGUSTYANINGRUM, Nina et al. Dominant Factors That Cause Students' Difficulties in Learning Abstract Algebra: A Case Study at a University in Indonesia. International Journal of Instruction, v. 14, n. 1, p. 847-866, 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1282223 Acesso em: 28 de junho de 2025.
ANA, Walae Pereira Sant; LEMOS, Glen Cézar. METODOLOGIA CIENTÍFICA: a pesquisa qualitativa nas visões de Lüdke e André. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, [S. l.], v. 4, n. 12, 2020. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/1710. Acesso em: 29 jun. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 28 jun. 2025.
GULER, Mustafa; CELIK, Derya. The effect of an elective algebra teaching course on prospective mathematics teachers’ pedagogical content knowledge. International Electronic Journal of Mathematics Education, v. 16, n. 2, p. em0636, 2021. Disponível em: https://www.iejme.com/article/the-effect-of-an-elective-algebra-teaching-course-on-prospective-mathematics-teachers-pedagogical-10902 Acesso em: 28 de junho de 2025.
MENDES, Luiz Otavio Rodrigues. O Processo Formativo para o Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas: análise da compreensão de futuros professores. 223f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2023. Disponível em: http://www.pcm.uem.br/dissertacao-tese/394 Acesso em: 19 jun. 2025.
NARCISO, Rodi et al. The use of games and play activities in teaching mathematics to children. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 16, n. 2, p. e3333-e3333, 2024.Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/3333 Acesso em 26 de junho de 2025.
PARENTE, Ulisses Lima. Material teórico - Módulo sistemas de numeração e paridade: Paridade - Parte I - Tópicos adicionais. Revisão: Antonio Caminha M. Neto. 2022. Disponível em: https://portaldaobmep.impa.br/index.php/modulo/ver?modulo=53 Acesso em: 28 jun. 2025.
PROENÇA, Marcelo Carlos de. Resolução de Problemas: encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática em sala de aula. Eduem, Maringá, 2018.
PROENÇA, Marcelo Carlos; CAMPELO, Caleb da Silva Araujo; SANTOS, Renato Rodrigues. Problem Solving in BNCC: reflections for its insertion in the curriculum and in Mathematics teaching at Elementary School. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 13, n. 6, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4382 Acesso em 27 de jun. 2025.
RESENDE, Sara Belmonte. Um estudo sobre a paridade de números inteiros. 2024. Dissertação (Mestrado em Matemática) – Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Viçosa, Florestal, MG, 2024. Disponível em: https://locus.ufv.br/items/c9b95f81-c828-4da2-8e7b-6eb1fef6b2e3 Acesso 16 de junho de 2025.
SCHWICHOW, Martin et al. What students learn from hands‐on activities. Journal of research in science teaching, v. 53, n. 7, p. 980-1002, 2016. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/tea.21320. Acesso em: 13 agosto 2025.
























