A produção de vídeos de Matemática por estudantes: reflexões e desafios do Projeto Matflix

Authors

Keywords:

Digital Technologies, PIBID, Mathematics Education, Audiovisual Production

Abstract

This article aims to present the Matflix project, developed under PIBID, and the perceptions of the participating students. Developed in the first semester of 2023 with final-year elementary school classes at a state school in Pelotas/RS, the project integrated mathematics and video production, using digital technologies as a pedagogical strategy. Structured in six stages, Matflix resulted in the creation of 19 videos, following specific quality criteria. Upon completion, students answered a questionnaire with open-ended questions, revealing that 95% had never produced videos before. Their perceptions highlighted the development of technological skills, teamwork, and a new way of understanding mathematics, while also pointing out challenges such as shyness in front of the camera and the complexity of video editing. The project underscores the role of PIBID in promoting innovative practices for mathematics education, aligned with the challenges of the 21st century.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Leonardo Corrêa Sabbado, Universidade Federal de Pelotas

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas.

Caroline Rodrigues Soares, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Licenciatura em Matemática (UFPel). Mestranda em Modelagem Matemática (UFPel), Pelotas, RS, Brasil.

Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel. Mestra em Políticas e Gestão da Educação, CLAEH, Montevídeo. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPel. Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS. Pós-doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa. Professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel, professora do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT e Chefe da Seção de Politicas Institucionais para EaD no NUPED (Núcleo de Políticas de EaD). Pesquisa principalmente sobre o Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Formação de Professores, Educação a Distância e Educação 5.0.

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 25 nov. 2025.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, 2024.

Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid/pibid. Acesso em: 9 set. 2024.

BORBA, M. C.; OECHSLER, V. Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8434. Acesso em: 25 nov. 2025.

DOMINGUES, N. S.; BORBA, M. C. Digital Video Festivals and Mathematics: Changes in the Classroom of the 21st Century. Journal of Educational Research in Mathematics, v. 31, p. 257-275, 2021. Disponível em: https://scholar.kyobobook.co.kr/article/detail/4010037223767. Acesso em: 25 nov. 2025.

FELCHER, C. D. O. et al. Produzindo vídeos, construindo conhecimento: uma investigação com acadêmicos da Matemática da Universidade Aberta do Brasil. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara, RS, v. 6, n. 1, p. 1-13, 2017. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/640. Acesso em: 25 jan. 2025.

FELCHER, C. D. O.; PINTO, A. C. M.; FOLMER, V. Performance Matemática Digital: o estudante produzindo vídeos e construindo conceitos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://ojs.upf.br/index.php/rbecm/article/view/8474. Acesso em: 25 nov. 2025.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. Edição 6. São Paulo: Atlas, 2008.

GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 2000. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/210144. Acesso em: 25 nov. 2025.

MORÁN, J. M. O vídeo na sala de aula. Comunicação & educação, n. 2, p. 27-35, 1995. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i2p27-35. Acesso em: 13 dez. 2024.

MORÁN, J. M. As múltiplas formas de aprender. Revista atividades & experiências, São Paulo, jul. 2005. Disponível em: HTTP://www.ucbweb.castelobranco.br/webcaf/arquivos/23855/6910/positivo.pdf. Acesso em: 30 jun. 2023.

MOREIRA, A. Práticas docentes com tecnologias digitais no ensino remoto de matemática. 2023. 170 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa. 2023. Disponível em: https://locus.ufv.br/items/7e03a242-6e8e-411d-a593-74783fa1205b. Acesso em: 25 nov. 2025.

NACHTIGALL, C.; FEHLER, C. D. O. A produção de vídeos de Matemática na formação inicial do professor. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 1–19, 2023. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4146. Acesso em: 10 set. 2024.

OECHSLER, V.; FONTES, B. C.; BORBA, M. C. Etapas da produção de vídeos por alunos da educação básica: uma experiência na aula de matemática. Revista Brasileira de Educação Básica, v. 2, n. 1, p. 71-80, mar. 2017. Disponível em: https://rbeducacaobasica.com.br/2017/02/13/etapas-da-producao-de-videos-por-alunos-da-educacao-basica-uma-experiencia-na-aula-de-matematica/. Acesso em: 25 nov. 2025.

ROSSATTO, S. A. Ensino de matemática: contribuições das tecnologias digitais e das atividades práticas. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação), Universidade Federal da Fronteira Sul, 2020. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFFS_4a3513ce6cdb7e40cacd49d96fb2cef3. Acesso em: 25 nov. 2025.

RODRIGUES, M. U.; MISKULIN, R. G. S.; SILVA, L. D. Potencialidades do PIBID/Matemática para Formação de Professores no Brasil. Crítica Educativa, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 573–590, 2017. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/119. Acesso em: 19 mar. 2025.

SILVA, E.; GUSMÃO, C. A. F. S. Prática Pedagógica e o Conhecimento dos Professores de Matemática com uso das Tecnologias Digitais. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45680. Acesso em: 13 dez. 2024.

SERRANO, M. E. L. Contribuições do PIBID para metodologias no ensino de matemática. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 2020. Disponível em: repositorio.unesp.br/items/75916127-b445-47b6-a98e-9233878b1535. Acesso em: 25 nov. 2025.

TEIXEIRA, J.; DINIZ, L. N. Contribuições da produção de vídeos para o ensino da Matemática. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 125–145, 2022. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/63212. Acesso em: 10 set. 2024.

Published

2025-12-03

How to Cite

SABBADO, L. C.; SOARES, C. R. .; FELCHER, C. D. O. . A produção de vídeos de Matemática por estudantes: reflexões e desafios do Projeto Matflix . Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/47443. Acesso em: 5 dec. 2025.