A produção de vídeos de Matemática por estudantes: reflexões e desafios do Projeto Matflix
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, PIBID, Educação Matemática, Produção de VídeosResumo
O presente artigo tem o objetivo de apresentar o Projeto Matflix, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na área da Matemática, a partir das percepções dos alunos participantes. O projeto, desenvolvido no primeiro semestre de 2023 com turmas dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Pelotas/RS, integrou Matemática e produção de vídeos utilizando Tecnologias Digitais (TD) como estratégia pedagógica. Estruturado em seis etapas, o Matflix resultou na criação de 19 vídeos, seguindo critérios específicos de qualidade. Após a conclusão, os alunos responderam a um questionário com questões abertas, revelando que 95% nunca haviam produzido vídeos antes. As percepções destacaram o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, trabalho em equipe e uma nova forma de compreender a matemática, embora também tenham apontado desafios, como a timidez diante das câmeras e a complexidade da edição. Assim, o projeto evidencia o papel do PIBID na promoção de práticas inovadoras para o ensino da Matemática, alinhadas aos desafios do século XXI.
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