A produção de vídeos de Matemática por estudantes: reflexões e desafios do Projeto Matflix

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, PIBID, Educação Matemática, Produção de Vídeos

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar o Projeto Matflix, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na área da Matemática, a partir das percepções dos alunos participantes. O projeto, desenvolvido no primeiro semestre de 2023 com turmas dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Pelotas/RS, integrou Matemática e produção de vídeos utilizando Tecnologias Digitais (TD) como estratégia pedagógica. Estruturado em seis etapas, o Matflix resultou na criação de 19 vídeos, seguindo critérios específicos de qualidade. Após a conclusão, os alunos responderam a um questionário com questões abertas, revelando que 95% nunca haviam produzido vídeos antes. As percepções destacaram o desenvolvimento de habilidades tecnológicas, trabalho em equipe e uma nova forma de compreender a matemática, embora também tenham apontado desafios, como a timidez diante das câmeras e a complexidade da edição. Assim, o projeto evidencia o papel do PIBID na promoção de práticas inovadoras para o ensino da Matemática, alinhadas aos desafios do século XXI.

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Biografia do Autor

Leonardo Corrêa Sabbado, Universidade Federal de Pelotas

Licenciando em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas.

Caroline Rodrigues Soares, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Licenciatura em Matemática (UFPel). Mestranda em Modelagem Matemática (UFPel), Pelotas, RS, Brasil.

Carla Denize Ott Felcher, Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel. Mestra em Políticas e Gestão da Educação, CLAEH, Montevídeo. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPel. Doutora em Educação em Ciências pela UFRGS. Pós-doutorado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa. Professora no Departamento de Educação Matemática - DEMAT - IFM/UFPel, professora do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática - PPGEMAT e Chefe da Seção de Politicas Institucionais para EaD no NUPED (Núcleo de Políticas de EaD). Pesquisa principalmente sobre o Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Formação de Professores, Educação a Distância e Educação 5.0.

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Publicado

2025-12-03

Como Citar

SABBADO, L. C.; SOARES, C. R. .; FELCHER, C. D. O. . A produção de vídeos de Matemática por estudantes: reflexões e desafios do Projeto Matflix . Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/47443. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos