A série Cyberchase, as Investigações Matemática e o Ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.39079Palavras-chave:
Cinema, Atividades Investigativas, SubsídiosResumo
Pode parecer controverso pensar em uma associação do cinema com a Matemática, principalmente se tentarmos vincular às nossas próprias experiências enquanto alunos. Contudo, em nossa pesquisa de mestrado, da qual esse relato de experiência faz parte – ressaltamos que os trabalhos com desenhos animados integrou nossa pesquisa, mas não exerce papel principal nas investigações - nos indicou caminhos possíveis e plausíveis para a ação em contexto de sala de aula de Matemática. A fim de elucidar nossa prática objetivamos para essa escrita apresentar a série Cyberchase como viabilizador de processos de ensino e aprendizagem de Matemática, uma vez que ilustra situações e conceitos matemáticos em uma perspectiva acessível para os estudantes, além de indicar um caminho possível para a associação entre o cinema, a Matemática e as Investigações Matemáticas. Ao final da produção de dados pudemos observar, de maneira indireta, a associação que os estudantes participantes estabeleceram com esse elemento que compôs, entre outros, os subsídios para o desenvolvimento de ações e atividades.
Downloads
Metrics
Referências
ANJOS, Cleriston Izidro dos. Tatear e Desvendar: um estudo com crianças pequenas e dispositivos móveis. 2015. 272 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1641. Acesso em: 09 jun. 2020.
BORBA, Marcelo de Carvalho; ALMEIDA, Helber Rangel Formiga Leite de; GRACIAS, Telma Aparecida de Souza. Pesquisa em ensino e sala de aula: Diferentes vozes em uma investigação. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curriculum. Brasília, 2018.
CYBERCHASE: O Dr. Gude se foi. Produção de Jill Petters; Suzanne Rose. Coordenação de Carrie Justason; Olufunmilayo Gittens; Lisa Chan; Donna Baptista; Francis Dirnbeck; Jeniffer Walsh;. Intérpretes: Annick Obonsawin; Chistopher Lloyd; Kristina Nocoll; Gilbert Gottfried; Jacqueline Pilon; Len Carlson;. Roteiro: Andrew Tan; Genny Selby; Roy Meurin; Tom Nesbitt; Ted Collyer; Mark Marren; David Earl; Paul Bouchard; Andrea Robbins; Luisito Escuariaga; Brian Lee; Ted Bastien; Dave Pemberton; Kevin Faria; Gerry Capelle; Greg Hill; Frank Lintzen; Chris Schouten; Rob Walton;. Música: David W. Shaw; St.
COSTA, Bruna Borba; FERREIRA, Maria Luana da Silva; CARVALHO, Mercedes. Possibilidades do uso de aplicativos para o trabalho matemático nos anos iniciais: o SAMD e o Escoteiro Matemático. In: BAIRRAL, Marcelo; CARVALHO, Mercedes (org.). Dispositivos Móveis no Ensino de Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2019. p. 43-58.
DURÃES, Vanuza Camargo. Histórias em Quadrinhos e o uso de smartphones em sala de aula de Matemática: uma proposta, várias possibilidades! 2021. 192 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós - Graduação em Educação Matemática, Inma, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2021.
EIDELWEIN, Monica Pagel. O jogo da discursividade na inclusão: prática avaliativas de in/exclusão na matemática escolar. 2012. 151 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós - Graduação em Educação Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.
NOVA ESCOLA (Brasil) (org.). BNCC na prática: aprenda tudo sobre competências gerais. Aprenda tudo sobre competências gerais. 2020. Disponível em: https://bncc.novaescola.org.br/. Acesso em: 30 abr. 2021.
RIBEIRO, Patrícia Vieira; ARNONI, Maria Eliza Brefere. A utilização do desenho animando como recurso tecnológico e pedagógico no ensino de conceitos científicos: a questão metodológica da atividade educativa.: A questão metodológica da atividade educativa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, 2018, São Carlos. Resumo Expandido. São Carlos: S.i, 2018. p. 1-6. Disponível em: cietenped.ufscar.br › index.php › article › download. Acesso em: 20 maio 2020.
PONTE, João Pedro da; BROCADO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na sala de aula. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020. 160 p.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação Ubíqua: repercussões na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
VYGOTSKY, Levis. Imaginação e criatividade na infância. São Paulo: Wmf Martins Fontes, 2014.