A introdução da geometria analítica no ensino secundário português — a contribuição de José Adelino Serrasqueiro

Autores

  • José Manuel Matos Universidade Nova de Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2019.v3.27825

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Geometria Analítica, Estudos Curriculares, Livros de Texto, História das Disciplinas Escolares

Resumo

O artigo pretende contribuir para o estudo dos modos como a geometria analítica foi introduzida no final do século XIX como tópico escolar no ensino secundário português, quer em programas, quer em livros de texto. Para além do estudo da legislação apropriada, o trabalho debruçou-se sobre um capítulo de um dos primeiros livros escolares que incluíram o tópico da autoria de José Adelino Serrasqueiro, um autor de referência da época. Seguindo o programa, o texto privilegia essencialmente o estudo de temas geométricos através da álgebra. A sua abordagem mostra como o autor desenvolveu o tópico na ausência de uma tradição escolar consolidada sobre como ensinar geometria analítica no ensino secundário. As suas escolhas foram pois inovadoras, embora algumas delas tenham sido excluídas em futuros programas.

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

MATOS, J. M. A introdução da geometria analítica no ensino secundário português — a contribuição de José Adelino Serrasqueiro. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 3, n. 1, p. 5–21, 2019. DOI: 10.34019/2594-4673.2019.v3.27825. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/27825. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos