A introdução da geometria analítica no ensino secundário português — a contribuição de José Adelino Serrasqueiro
DOI:
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2019.v3.27825Palabras clave:
História da Educação Matemática, Geometria Analítica, Estudos Curriculares, Livros de Texto, História das Disciplinas EscolaresResumen
O artigo pretende contribuir para o estudo dos modos como a geometria analítica foi introduzida no final do século XIX como tópico escolar no ensino secundário português, quer em programas, quer em livros de texto. Para além do estudo da legislação apropriada, o trabalho debruçou-se sobre um capítulo de um dos primeiros livros escolares que incluíram o tópico da autoria de José Adelino Serrasqueiro, um autor de referência da época. Seguindo o programa, o texto privilegia essencialmente o estudo de temas geométricos através da álgebra. A sua abordagem mostra como o autor desenvolveu o tópico na ausência de uma tradição escolar consolidada sobre como ensinar geometria analítica no ensino secundário. As suas escolhas foram pois inovadoras, embora algumas delas tenham sido excluídas em futuros programas.
Descargas
Métricas
Citas
ALMEIDA, C. A. Apontamentos de Geometria analytica. 1878.
BÉZOUT, É. Cours de mathématiques, a l'usage des gardes du pavillon et de la marine, Troisième Partie. Paris: Ph.-D. Pierres, 1781.
CARVALHO, J. Primeiras noções de Geometria analytica. Lisboa: Typ. Belenense, 1888.
COSTA, J. P. Primeiras noções de Geometria analytica. Lisboa: Bertrand, 1887.
CUNHA, J. A. D. Principios mathematicos para instrucçaõ dos alumnos do Collegio de Saõ Lucas, da Real Casa Pia do Castello de Saõ Jorge. Lisboa: Off. Antonio Rodrigues Galhardo, 1790.
DESCARTES, R. Discours de la méthode pour bien conduire sa raison et chercher la vérité dans les sciences , plus la dioptrique, les météores et la géométrie qui sont des essais de cette méthode. Leyde: L'imprimerie de Jan Maire, 1637. Disponível em: < https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b86069594?rk=321890;0 >.
FERMAT, P. D. Oeuvres de Fermat / publiées par... Paul Tannery et Charles Henry.... T. III., Traductions par P. Tannery. 1 , Des écrits et fragments latins de Fermat . 2 , de l'Inventum Novum de Jacques de Billy. 3 , du Commercium epistolicum de Wallis. Paris: Gauthier-Villars, 1896. Disponível em: < http://numerique.bibliotheque.toulouse.fr/ark:/74899/B315556101_LMB_000906_003 >.
FORTES, M. Logica racional, geometrica e analytica, obra utilissima e absolutamente necessaria para entrar em qualquer sciencia, e ainda para todos os homens que em seu particular, quizerem fazer uso do seu entendimento. Lisboa: Oficina de José Antônio Plates, 1744.
FRANCOEUR, L. B. Curso Completo de mathematicas Puras por L. B. Francoeur, traduzidos do Francez da ultima edição Tomo Primeiro / Primeira edição de Coimbra. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1838.
PORTUGAL. Programas do ensino secundário. Diário do Governo, 267, 23/11/1886, Lisboa, p. 3389-3394, 1886.
PORTUGAL. Programas do ensino secundário. Diário do Governo, 198, 31/11/1888, Lisboa, p. 2435-2440, 1888.
PORTUGAL. Programas do ensino secundário. Diário do Governo, 208, 16/9/1885, Lisboa, p. 2509-2528, 1895.
PORTUGAL. Decreto n.º 3, Programas dos liceus. Diário do Governo, 250, 4/11/1905, Lisboa, p. 3866-3873, 1905.
PORTUGAL. Decreto n.º 5.002, Programas do Ensino Secundário. Diário do Governo, 257, 28/11/1918, Lisboa, p. 2015-2034, 1918.
PORTUGAL. Decreto n.º 6.132, Programas e quadros de distribuição das disciplinas do Ensino Secundário. Diário do Governo, 261, 23/12/1919, Lisboa, p. 2562-2576, 1919.
PORTUGAL. Decreto n.º 18.885, Programas do Ensino Secundário. Diário do Governo, 225, 27/9/1930, Lisboa, p. 1995-2037, 1930.
PORTUGAL. Decreto n.º 20.369, Programas para todas as classes do Ensino Secundário. Diário do Governo, 232, 8/10/1931, Lisboa, p. 2166-2207, 1931.
PORTUGAL. Decreto n.º 24.526, Programas do Ensino Secundário. Diário do Governo, 235, 6/10/1934, Lisboa, p. 1793-1837, 1934.
PORTUGAL. Decreto n.º 25.414, Programas do Ensino Secundário. Diário do Governo, 121, 28/5/1935, Lisboa, p. 750-781, 1935.
SERRASQUEIRO, J. A. Tratado Elementar de Trigonometria Rectilinea e Noções de Geometria Analytica segundo o programma official para o ensino d'esta sciencia nos lyceus / Obra approvada pelo Conselho Superior de Instrucção Publica. 8.ª edição. Coimbra: Livraria Central de J. Diogo Pires, 1927.
Fontes secundárias
BOYER, C. History of Analytic Geometry. Mineola: Dover Publications, 1956/2012.
CHERVEL, A. L' histoire des disciplines scolaires. Histoire de l' éducation, v. 38, p. 59-119, 1988.
GUSSI, J. O ensino da matemática no Brasil: análise dos programas de ensino do Colégio Pedro II (1837 a 1931). Tese de doutoramento. Piracicaba: Universidade Metodista de Piracicaba, 2011.
HENRIQUES, H. O percurso da matemática no Ensino Técnico durante a monarquia. Tese de doutoramento. Porto: Universidade Portucalense, 2004.
KARP, A.; SCHUBRING, G., Eds. Handbook on the History of Mathematics Education. Londres: Springer. 2014.
MATOS, J. M. Mathematics education in Spain and Portugal. Portugal. In: KARP, A. e SCHUBRING, G. (Ed.). Handbook on the History of Mathematics Education. London: Springer, 2014. p.291-302.
OLIVEIRA, M. C. A.; SOARES, S. R. O papel dos livros e das apostilas de Geometria Analítica na configuração de uma disciplina acadêmica. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, v. 5, p. 33-44, 2016.
RIBEIRO, S. Um estudo sobre as “quantidades negativas” em José Joaquim Rivara. Dissertação de mestrado. Braga: Universidade do Minho, 2009.
ROCHA, I. D. A presença da Matemática na Escola Liceu Cuiabano: uma perspectiva histórica. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Rio Claro: Universidade Estadual Paulista, 2012.
SÁNCHEZ, I. M. A.; ASTUDILLO, M. T. G. L. Analytical geometry in An elementary treatise on plane and spherical trigonometry, and on the application of algebra to geometry by S. F. Lacroix. In: BJARNADÓTTIR, K.;FURINGHETTI, F., et al (Ed.). “Dig where you stand” 3. Proceedings of the Third “International Conference on the History of Mathematics Education” September 25-28, 2013, at Department of Education, Uppsala University, Sweden. Uppsala: Uppsala University, 2015. p.361-375. ISBN ISBN: 978-989-97487-2-9.
SILVA, C. Os “espinhos” da álgebra para Lacroix. Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, v. 13, n. 1, p. 219-237, 2011. ISSN ISSN 1983-3156.
SOARES, S. R. Um estudo histórico do ensino de geometria analítica no curso de matemática da UFJF nas décadas de 1960 e 1970. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2013.
VALENTIM JÚNIOR, J. L. A geometria analítica como conteúdo do ensino secundário: análise dos livros didáticos utilizados entre a Reforma Capanema e o MMM. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2013.