Vamos brincar, jogar e criar com prazer nas aulas de matemática no curso de Pedagogia!

Autores

  • Sandra Alves de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2018.v2.27378

Palavras-chave:

Formação Matemática, Experiências formativas, Vivências lúdicas e problematizadoras, Processo de ensino e aprendizagem

Resumo

Este relato de experiência tem por objetivo compartilhar alguns momentos experienciados nas aulas de matemática pelos estudantes do 7° semestre dos turnos matutino e noturno do curso de Pedagogia do Departamento de Educação de Guanambi – Campus XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no componente curricular: Fundamentos Teóricos Metodológicos do Ensino de Matemática, no período 2016.1. As atividades lúdicas matemáticas (dinâmicas, brincadeiras, jogos e elaboração de situações-problema) desenvolvidas nos encontros formativos propiciaram reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem da matemática na educação básica e sobre a importância de vivenciar o conhecimento teórico e prático no percurso da formação, para pôr em prática os conhecimentos adquiridos na teoria. A metodologia utilizada neste trabalho partiu da análise dos diários reflexivos produzidos pelos estudantes no período de julho a dezembro de 2016, no componente curricular já mencionado. Essa análise evidenciou a relevância da formação matemática no contexto do curso de Pedagogia para o desenvolvimento profissional dos futuros professores, na dimensão do trabalho colaborativo, ao proporcionar-lhes o compartilhamento de suas experiências, saberes e aprendizagens da prática pedagógica. Os resultados apontam a importância das vivências lúdicas matemáticas para a formação docente, pela mobilização e pela construção dos saberes da prática pedagógica e pela inserção do licenciando no âmbito escolar, para aprender a docência e ressignificar a própria prática pedagógica.

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Publicado

2019-03-14

Como Citar

OLIVEIRA, S. A. de . Vamos brincar, jogar e criar com prazer nas aulas de matemática no curso de Pedagogia!. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 2, n. 2, 2019. DOI: 10.34019/2594-4673.2018.v2.27378. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/27378. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência