Encontros da Etnomatemática com uma aula da Pós-Graduação

Autores/as

Palabras clave:

Educação Matemática, Etnomatemática, Mancala, Relato de Experiência

Resumen

Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato acerca de uma aula ministrada por mestrandos, evidenciando o encontro da Etnomatemática e da prática do jogo Mancala, com pesquisadores em formação. Para tanto, a metodologia está pautada em observações, discussões e reflexões geradas por meio da aula, e da prática realizada em sala. Ministramos uma aula simulada com 32 estudantes, apresentando a Etnomatemática e, o momento de prática, utilizando o Mancala. Os principais resultados revelam que o jogo oportuniza o desenvolvimento de diferentes habilidades cognitivas, em especial, a contagem, sequências numéricas, simetrias, raciocínio lógico e operações básicas. Concluímos que a experiência de proporcionar uma aula dinâmica e contextualizada nos permitiu vivenciar um momento de troca de conhecimentos, contribuindo para a nosso processo formativo, evidenciando a importância de diferentes estratégias metodológicas no ensino da Matemática e não apenas priorizando o ensino formalizado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Saulo Macedo de Oliveira, Universidad Estatal Montes Claros

Estudiante de maestría en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Estatal de Montes Claros. Licenciado en Matemáticas por la Universidad Estatal de Montes Claros. Orcid: https://orcid.org/0009-0002-8183-149X. E-mail: saulo.oliveira@edu.unimontes.br

Angelica Aparecida Pacheco, Universidad Estatal de Montes Claros

Estudiante de Maestría en Educación en el Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Estadual de Montes Claros. Licenciada en Matemáticas por la Universidad Estadual de Montes Claros. Orcid: https://orcid.org/0009-0005-3165-9144. E-mail: angelicaaparecidapacheco@gmail.com

Citas

ALMEIDA, S. P. N. de C. e; ANTUNES, F. M. Educação do Campo e Etnomatemática: uma articulação possível?. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 4, n. 10, p. 1–23, 2020.

BRANDÃO DIOGENES, A. L.; SANTOS FERREIRA, G. O jogo Mancala como estratégia pedagógica Etnomatemática: relato de uma experiência numa turma de 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual “Professor Elídio Duque no município de Salinas-MG. Em Tempo de Histórias, v. 1, n. 36, p. 370-382, 2020.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: Arte ou Técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1990.

D’AMBRÓSIO, U. O programa Etnomatemático: uma síntese. Acta Scientiae, v. 10, n. 1, p. 7-16. 2008.

D’AMBRÓSIO, U. Educação para uma sociedade em transição. Natal: EDUFRN, 2011.

DIOGENES, A. L. B.; ALMEIDA, S. P. N. de C. e. Encontros com a Etnomatemática em uma Escola Quilombola. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasília, v. 13, n. 1, p. 1–17, 2023.

FANTINATO, M. C. de C. B. Contribuições da Etnomatemática na Educação de Jovens e Adultos: algumas reflexões iniciais. Caderno Dá Licença, v. 5, n. 6, p. 85-95, 2004.

FONSECA, A. A.; ALMEIDA, S. P. N. de C. e. O Saber Matemático na Oficina Mecânica: um Enfoque Etnomatemático. In: Anais do X Encontro Mineiro de Educação Matemática. Montes Claros: Unimontes, 2025. p. 1-12.

FREIRE, P. Política e Educação. Rio de Janeiro: Cortez, 1995.

LIMA, P. V. P. de.; SOUSA, L. A. R. de; SANTOS, H. R. dos.; MOREIRA, G. E. O jogo africano mancala no desenvolvimento de habilidades matemáticas de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Ensino da Matemática em Debate, v. 10, n. 3, p. 47–76, 2023.

OLIVEIRA, S. M. de. A Gincana Matemática como metodologia de ensino e aprendizagem: um Relato de Experiência à luz das teorias da Aprendizagem Significativa e Experiencial. Revista Multidisciplinar do Vale do Jequitinhonha - ReviVale, v. 3, n. 2, p. 1–15, 2023.

OLIVEIRA, S. M. de. Interseções culturais na Educação Matemática: vivência de uma exposição da Etnomatemática em uma escola. Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade – RIET, v. 4, n. 2, p. 47–64, 2024.

OLIVEIRA, S. M. de. Os Jogos matemáticos na Educação Básica: um mapeamento de pesquisas. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 22, n. 2, p. 783-797, 2024.

OLIVEIRA, S. M. de; ALMEIDA, S. P. N. de C. e; BRANDÃO, V. B. G. Estágio de Docência no Ensino Superior: reflexões em um curso de pós-graduação. Cenas Educacionais, v. 8, p. e23035, 2025.

OLIVEIRA, S. M. de; LOPES, R. O Júri Simulado como metodologia ativa no curso de Licenciatura em Matemática. Educação Matemática Debate, Montes Claros, v. 7, n. 13, p. 1–17, 2023.

SANTOS, C. J. Africanidades no ensino de matemática: um estudo de caso da família Mancala. São Paulo: UTP, 2008.

Publicado

2025-06-11

Cómo citar

OLIVEIRA, S. M. de; PACHECO, A. A. Encontros da Etnomatemática com uma aula da Pós-Graduação. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/48435. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Relatos de Experiência