Prática Pedagógica e o Conhecimento dos Professores de Matemática com uso das Tecnologias Digitais
Palabras clave:
Tecnologias Digitais, Prática Pedagógica, Formação Continuada, Ensino de MatemáticaResumen
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de dissertação de mestrado em andamento, cujo objetivo é compreender as percepções de professores sobre a integração de tecnologias digitais na prática pedagógica, considerando vivências em uma formação continuada e a questão que nos direciona foi: De que modo os professores percebem a integração das tecnologias digitais na prática pedagógica, considerando as vivências no contexto de uma formação continuada? A metodologia adotada é qualitativa, fundamentada na análise de conteúdo. Participaram da pesquisa 35professores de escolas públicas do município de Nova Olímpia. Os dados foram produzidos por meio de questionários semiestruturados e observações durante um curso de extensão voltado para a formação continuada. Os resultados revelam uma diversidade de experiências e desafios no uso de tecnologias digitais na educação, destacando dificuldades relacionadas à formação insuficiente e ao acesso limitado a recursos tecnológicos, como internet e computadores. No entanto, os dados também indicam uma disposição positiva por parte dos professores para aprender e integrar essas tecnologias em suas práticas pedagógicas. O apoio da gestão escolar, embora essencial, é apontado como insuficiente, devido a fatores como falta de financiamento e políticas inadequadas para suprir as necessidades estruturais e de formação. Como possibilidade de avanços, os dados indicam que a preferência dos professores é por cursos online, assim evidencia a importância de ofertar curso de formação continuada flexíveis e diversificadas. Conclui-se que a integração efetiva das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas exige suporte contínuo, recursos adequados e incentivos para o desenvolvimento profissional dos docentes.
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