Prática Pedagógica e o Conhecimento dos Professores de Matemática com uso das Tecnologias Digitais

Autores/as

Palabras clave:

Tecnologias Digitais, Prática Pedagógica, Formação Continuada, Ensino de Matemática

Resumen

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de dissertação de mestrado em andamento, cujo objetivo é compreender as percepções de professores sobre a integração de tecnologias digitais na prática pedagógica, considerando vivências em uma formação continuada e a questão que nos direciona foi: De que modo os professores percebem a integração das tecnologias digitais na prática pedagógica, considerando as vivências no contexto de uma formação continuada? A metodologia adotada é qualitativa, fundamentada na análise de conteúdo. Participaram da pesquisa 35professores de escolas públicas do município de Nova Olímpia. Os dados foram produzidos por meio de questionários semiestruturados e observações durante um curso de extensão voltado para a formação continuada.  Os resultados revelam uma diversidade de experiências e desafios no uso de tecnologias digitais na educação, destacando dificuldades relacionadas à formação insuficiente e ao acesso limitado a recursos tecnológicos, como internet e computadores. No entanto, os dados também indicam uma disposição positiva por parte dos professores para aprender e integrar essas tecnologias em suas práticas pedagógicas. O apoio da gestão escolar, embora essencial, é apontado como insuficiente, devido a fatores como falta de financiamento e políticas inadequadas para suprir as necessidades estruturais e de formação.  Como possibilidade de avanços, os dados indicam que a preferência dos professores é por cursos online, assim evidencia a importância de ofertar curso de formação continuada flexíveis e diversificadas. Conclui-se que a integração efetiva das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas exige suporte contínuo, recursos adequados e incentivos para o desenvolvimento profissional dos docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ANDRADE, A. N. Práticas Pedagógicas com Tecnologias Digitais e saberes docentes: Estudos do constructo seres humanos com mídias e Análise documental do Ensino remoto emergencial em Manaus. 2024. 216 f. Tese (Doutorado em Rede – Educação). Programa de pós-graduação em Educação na Amazônia. Manaus, 2024. Disponível: https://educanorte.propesp.ufpa.br. Acesso em: 30 out. 2024.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARROS, D. M. V. Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias. São Paulo: Artesanato Educacional, 2014. Disponível: Repositório Aberto: Estilos de aprendizagem e o uso das tecnologias. Acesso em: 29 out. 2024.

BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: Information and Communication Technologies, Modeling, Visualization and Experimentation. New York: Springer, 2005. Disponível em: https://www.revista-educacion-matematica.org.mx/descargas/Vol19/2/vol19-2-02_REM_19-5.pdf. Acesso em: 10 ago. 2024.

BORBA, M. C.; MALHEIROS, A. P. S; AMARAL, R. B. Educação a Distância online. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

BORBA, M. C; SILVA, R. S. R. da; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

BORBA, M. C.; SOUTO, D. L. P.; CANEDO JUNIOR, N. R. Vídeos na Educação Matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Grupo Autêntica, 2001. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788551306628/. Acesso em: 17 maio 2024.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12. ed. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de Luciana de Oliveira da Rocha. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

COSTA, I. Novas tecnologias e aprendizagem. 2ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014.

ENGELBRECHT, J; LLINARES, S; BORBA, M. C. Transformation of the mathematics classroom with the internet. ZDM, p. 1-17, 2020.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MARANDINO, M. Tendências teóricas e metodológicas no Ensino de Ciências. São Paulo, USP, 2002.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2000. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6474. Acesso em: 28 maio 2024.

NEGRÃO, F. C.; MORHY, P. E. D.; ANDRADE, A. N. de; REIS, D. A. dos. O ensino remoto emergencial em tempos de pandemia no Amazonas. Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 10, n. 1, p. e22015, 2022.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, Bradford, v. 9, n. 5, p. 2-6, out. 2001.

RODRIGUES, M U. Análise de conteúdo em pesquisas qualitativas na área de Educação matemática. Curitiba: Editora CRV, 2019.

SILVA, M. A formação de professores para a docência online. Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009. Disponível em: Universidade do Minho: Percorrer o RepositóriUM. Acesso em : 18 ago. 2024.

SILVA, A. C. Educação e Tecnologia: Entre discurso e a prática. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 72, p. 527-554, jul./set. 2011.

SOUTO, D. L. P. Transformações expansivas na produção matemática on-line. São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2014.

SOUTO, D. L. P. Transformações Expansivas em um Curso de Educação Matemática a Distância Online. 279f. 2013. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP. Rio Claro, 2013.

Publicado

2024-12-02

Cómo citar

SILVA, E. da; GUSMÃO, C. A. F. da S. Prática Pedagógica e o Conhecimento dos Professores de Matemática com uso das Tecnologias Digitais . Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45680. Acesso em: 4 dic. 2024.