Pesquisas brasileiras sobre proposição, elaboração e formulação de problemas como campo de estudo

Autores/as

  • Gilson Alves Ribeiro Universidade Cruzeiro do Sul
  • Priscila Bernardo Martins Universidade Cruzeiro do Sul
  • Norma Suely Gomes Allevato Universidade Cruzeiro do Sul

Palabras clave:

Proposição de problemas, Mapeamento, Educação Matemática

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar um balanço e análises de pesquisas produzidas no período de 2017 a 2022 que têm como foco de estudo a Proposição, Elaboração, Exploração e Formulação de Problemas de Matemática. O referido estudo incorpora uma abordagem de natureza qualitativa e tem caráter bibliográfico. Para coleta dos dados recorreu-se ao Banco de Dissertações e Teses da CAPES. Como resultados obtidos, as pesquisas mostram possibilidades de potencialidades para o processo de produção de conhecimento a partir da proposição de problemas pelos estudantes, dentre os quais podemos destacar que a proposição de problemas fomenta a criatividade, autonomia, flexibilidade, comunicação, originalidade e desenvolvimento do pensamento e raciocínio matemático. E há limitações relacionadas à matemática envolvida nos problemas criados e à falta de conhecimento dos professores para sua efetiva implementação em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Gilson Alves Ribeiro, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática

Priscila Bernardo Martins, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul

Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Citas

ANDRADE, Silvanio de. Ensino-aprendizagem de matemática via exploração de problemas e o uso do laboratório de ensino de matemática. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2011, Recife. Anais [...]. Recife: Comitê Interamenicano de Educação Matemática, 2011. p. 1-9.

ANDREATTA, Cidimar. Aprendizagem Matemática através da Elaboração e Resolução de Problemas em uma Escola Comunitária Rural. 2020. 203 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020.

ALTOÉ, Renan Oliveira. Formulação de problemas do campo conceitual multiplicativo no ensino fundalmental: uma prática inserida na metodologia de resolução de problemas. 2017. 229 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.

ARAUJO, Jessica Almeida. As operações aritméticas fundamentais na perspectiva da exploração, resolução e proposição de problemas. 2021. 161 f. Monografia (Especialização) - Curso de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CAI, Jinfa; LESTER, Frank. Why Is Teaching with Problem Solving Important to Student Learning? Reston: The National Council of Teachers of Mathematics, 2010. 6 p. (Problem Solving Research Brief).

CARA, Daiane Gomes Prior. Uma análise sobre a elaboração e resolução de problemas de divisão por alunos do 5o e 9o ano do ensino fundamental. 2020. 185 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020.

DINIZ JÚNIOR, Francisco. Formulação e resolução de problemas com panfletos e propagandas: uma proposta de ensino em matemática financeira como perspectiva para o letramento matemático. 2021. 171 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.

DUARTE, Edna Mataruco. O desenvolvimento de jogos educacionais digitais sob a perspectiva da Formulação de Problemas e a aprendizagem no Ensino Superior. 2020. 245 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, ago. 2002.

FONTEQUE, Viviane Bergamini. A criatividade na formulação de problemas de alunos do ensino fundamental I e II: um olhar metodológico em sala de aula. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.

GRANGEIRO, Osilene Bezerra. Ensino e aprendizagem de fração via exploração-resolução-proposição de problemas. 2020. 198 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.

MARTINS, Kaique Nascimento. A pesquisa brasileira em resolução de problemas na educação matemática: um estudo a partir de teses e dissertações (2016-2020). 2022. 161 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação em Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2022.

NUNES, Bárbara Maria Santiago. Elaboração e resolução de problemas: uma proposta com raciocínio lógico matemático e ensino híbrido. 2022. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.

PEREIRA, Wellton Cardoso. A matemática e o consumo consciente de água na escola: formulação e resolução de problemas no contexto do projeto agente jovem. 2018. 227 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.

SANTOS, Emily de Vasconcelos. Contribuições da resolução, exploração e proposição de problemas ao processo de ensino e aprendizagem da combinatória nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 230 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.

SILVA, Cícero Félix da. Ensino aprendizagem de função afim via exploração, resolução e proposição de problemas com o uso do aplicativo Desmos em contexto remoto. 2021. 151 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.

SILVA, Renata Ranielly Cabral da. Ensino e aprendizagem de expressões algébricas através da exploração, resolução e proposição de problemas. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Ciências e Educação, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.

SILVA, Sérgio Luis. Problemas matemáticos com cálculos algébricos: da resolução à formulação no 8o ano do ensino fundamental. 2019. 74 f. Tese (Doutorado) - Curso de Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2019.

SOUSA, Ana Beatriz Afonso de. Pesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidades. 2022. 90 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.

TEIXEIRA, Cristina de Jesus. A proposição de problemas como estratégia de aprendizagem da matemática: uma ênfase sobre efetividade, colaboração e criatividade. 2019. 188 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

Publicado

2024-07-21

Cómo citar

RIBEIRO, G. A. .; MARTINS, P. B.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisas brasileiras sobre proposição, elaboração e formulação de problemas como campo de estudo. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/44667. Acesso em: 21 nov. 2024.