Pesquisas brasileiras sobre proposição, elaboração e formulação de problemas como campo de estudo

Authors

  • Gilson Alves Ribeiro Universidade Cruzeiro do Sul
  • Priscila Bernardo Martins Universidade Cruzeiro do Sul
  • Norma Suely Gomes Allevato Universidade Cruzeiro do Sul

Keywords:

Proposição de problemas, Mapeamento, Educação Matemática

Abstract

O presente artigo tem por objetivo apresentar um balanço e análises de pesquisas produzidas no período de 2017 a 2022 que têm como foco de estudo a Proposição, Elaboração, Exploração e Formulação de Problemas de Matemática. O referido estudo incorpora uma abordagem de natureza qualitativa e tem caráter bibliográfico. Para coleta dos dados recorreu-se ao Banco de Dissertações e Teses da CAPES. Como resultados obtidos, as pesquisas mostram possibilidades de potencialidades para o processo de produção de conhecimento a partir da proposição de problemas pelos estudantes, dentre os quais podemos destacar que a proposição de problemas fomenta a criatividade, autonomia, flexibilidade, comunicação, originalidade e desenvolvimento do pensamento e raciocínio matemático. E há limitações relacionadas à matemática envolvida nos problemas criados e à falta de conhecimento dos professores para sua efetiva implementação em sala de aula.

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Author Biographies

Gilson Alves Ribeiro, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática

Priscila Bernardo Martins, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul

Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

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Published

2024-07-21

How to Cite

RIBEIRO, G. A. .; MARTINS, P. B.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisas brasileiras sobre proposição, elaboração e formulação de problemas como campo de estudo. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/44667. Acesso em: 27 jul. 2024.