Demandas Formativas em Matemática de Professores do 5º ano do Ensino Fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.41105

Palabras clave:

Formação de professores, Anos iniciais, Saberes docentes, Conhecimento matemático

Resumen

O professor pedagogo depara-se com o que ele geralmente considera um aumento de complexidade dos conhecimentos matemáticos, sobretudo no 5º ano, último ano do primeiro ciclo do ensino fundamental. Explorar, em sala de aula, frações e números decimais, conceitos geométricos e estatísticos, dentre outros objetos do conhecimento, presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), torna-se, muitas vezes, um grande desafio ao professor do 5º ano.  Aliada a esse contexto, impera-se, no ambiente escolar, a crença de que a Matemática é uma área para poucos, o que interfere diretamente na predisposição do professor em desejar conhecê-la e ensiná-la por meio de práticas inovadoras. O presente trabalho apresenta um recorte da primeira fase da pesquisa intitulada “Demandas Formativas do(a) Professor(a) do 5º ano do Ensino Fundamental em Matemática: um estudo na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá”, desenvolvida no âmbito da Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso, com o foco nas necessidades apresentadas pelo professor. O problema, neste recorte da pesquisa, refere-se a uma das perguntas do questionário inicial, a questão 27 - Indique de 1 a 3 (sendo 1 pouco relevante, 2 relevante e 3 muito relevante), suas necessidades formativas quanto aos aspectos dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, que nos possibilitou identificar parte das necessidades formativas dos professores e definir a dinâmica das ações formativas que foram ofertadas a esses professores no segundo semestre de 2022. Como respostas a essa pergunta, verificou-se que os professores pedagogos da Rede Municipal de Ensino de Cuiabá, que atuam no 5º ano do ensino fundamental, demonstram necessidade de conhecer práticas que tornem o conhecimento mais significativo para as crianças, de saber como os alunos raciocinam sobre as questões matemáticas, compreender e estudar melhor a BNCC e relacionar o conteúdo matemático com situações cotidianas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Fabiana de Castro Silva, Universidade Federal do Mato Grosso

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora de Matemática da educação básica da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT), Cuiabá, MT, Brasil. Endereço para correspondência: Rua 55, 281, apto 07, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, CEP: 78068-720. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-8449-4877. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6316382308428220. E-mail: fabikastro@gmail.com.

Lídia Antonia de Siqueira San Martín de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora da educação básica da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), Cuiabá, MT, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Ana Clara de Almeida, 82, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil, CEP 78030-245. ORCID iD: https://orcid.org/0009-0006-6144-4088. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1760572951080155 . E-mail: lidiasan72@gmail.com

Sueli Fanizzi, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Luiz Antônio de Figueiredo, 112, apto 1303, Jardim Petrópolis, Cuiabá - MT, CEP 78070-090. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-6436-8742. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2276513640050250. E-mail: suelifanizzi@gmail.com.

Citas

ALMEIDA, P. C.; BIAJONE, J. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 281-295, maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v33n2/a07v33n2.pdf. Acesso em: 30 abr. 2023.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518. Acesso em: 30 abr. 2023.

COUTO, S.; RIBEIRO, M. Conhecimento interpretativo do professor que ensina Matemática: o caso do cubo. Espaço Plural, [S. l.], v. 18, n. 36, p. 174–195, 2018. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/espacoplural/article/view/19716. Acesso em: 25 abr. 2023.

CUNHA, D.R. A matemática na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: relações entre a formação inicial e a prática pedagógica. Porto Alegre, 2010. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/3394. Acesso em: 25 abr. 2023.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 mar. 2023.

ORTEGA, E. M. V.; SANTOS, V. de M. A relação dos alunos do Curso de Pedagogia com o conhecimento matemático e seu ensino: um estudo longitudinal. HOLOS, [S.l.], v. 2, p. 207- 224, jun. 2018. DOI: 10.15628/holos.2018.5724. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5724. Acesso em: 20 abr. 2023.

RIBEIRO, M. Conhecimento Interpretativo para Ensinar Matemática e História da (Educação) Matemática: contributos para a Formação. Educação & Linguagem (Online), v.20, p.47-72, 2017. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/view/8676/6208. Acesso em 30 abr. 2023.

SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995, p. 77-91.

SERRAZINA, M. L. M. A formação para o ensino da Matemática: perspectivas futuras. In: SERRAZINA, M. L. M. (Org.). A formação para o ensino da Matemática na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico. (pp. 9-19). Lisboa: Porto, 2002. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/262002657_A_formacao_para_o_ensino_da_Matema. Acesso em: 20 abr. 2023.

SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 4, n. 2, jun. 2014. ISSN 2237-9983. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/293. Acesso em: 20 abr. 2023.

Publicado

2023-08-14

Cómo citar

SILVA, F. de C.; SOUZA, L. A. de S. S. M. de .; FANIZZI, S. Demandas Formativas em Matemática de Professores do 5º ano do Ensino Fundamental. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.34019/2594-4673.2023.v7.41105. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/41105. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

GT 19 - Educação Matemática - Trabalhos das Reuniões Regionais da Anped – 2022