Conhecimento e Representação: lados de um mesmo objeto semiótico

Autores/as

  • Mateus Souza de Oliveira IFBA https://orcid.org/0000-0003-4902-5527
  • Railane Costa Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Rozimeire Soares de Oliveira Porto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Maria Deusa Ferreira da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2023.v7.38728

Palabras clave:

Conhecimento Matemático, Educação Básica, Sistema Semiótico

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo de investigação geral compreender de forma basilar a Teoria do Registro de Representação Semiótico – TRRS, sua aplicação em situações de conhecimento matemático no nível da Educação Básica. Esta investigação foi balizada nos parâmetros circunscritos pela pesquisa de abordagem qualitativa ao refletir sobre as possibilidades resolutivas de duas questões do Exame Nacional do Ensino Médio –  Enem do ano de 2020 – Brasil. Assim, exibimos discussões teóricas e práticas fundamentadas, principalmente em Duval (2003, 2009, 2011) para explorar os registros de representação algébrica e geométrica dentro do seu escopo: objeto, representações, registros, sistema semiótico, tratamento e conversão. Em específico, conseguimos identificar os elementos da TRRS nas possíveis práticas dos professores de matemática, bem como no processo de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Além disso, concluímos que os conhecimentos geométricos precisam possibilitar as associações entre o objeto abordado e suas possíveis distintas representações, favorecendo a correspondência estabelecida entre as unidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

DAMM, Regina Flemming. Registros de representação. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Educação matemática: uma (nova) introdução. 3. ed. revista. São Paulo: EDUC, 2008. p. 167-188.

DUVAL, Raymond. Semiósis e pensamento humano: Registros semióticos e aprendizagens intelectuais. Trad. Lênio Fernandes Levy e Marisa Rosâni Abreu Silveira. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.

DUVAL, Raymond. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. São Paulo: PROEM, 2011.

D’AMORE, Bruno. Epistemologia e didática da Matemática. 1. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2005, 123p.

DUVAL, Raymond. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas, SP: Papirus, 2003, p.11-33.

ENEM 2020 (Digital) – Exame Nacional do Ensino Médio (Digital). INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Disponível em: https://download.inep.gov.br/enem/provas_e_gabaritos/2020_PV_digital_D2_CD5.pdf . Acesso em 20 ago. 2022.

ENEM 2020 – Exame Nacional do Ensino Médio. INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Ministério da Educação. Disponível em: https://download.inep.gov.br/enem/provas_e_gabaritos/2020_PV_impresso_D2_CD5.pdf . Acesso em 20 ago. 2022.

HENRIQUES, Afonso. ALMOULOUD, Saddo Ag. Teoria dos registros de representação semiótica em pesquisas na educação matemática no ensino superior: uma análise de superfícies e funções de duas variáveis com intervenção do software Maple. Ciênc. Educ., Bauru, v. 22, n. 2, p. 465-487, 2016.

OGDEN, C. K. e RICHARDS, I. A. O significado de significado. Rio de Janeiro, Zahar. 1972.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo, Perspectiva. 2000.

SOUSA, Zuleide Ferreira de. Os registros de representações semióticas na produção e interpretação de significados sobre as geometrias espacial e plana. Curitiba: Appris, 2019.

VERGNAUD, Gérard. A teoria dos campos conceituais. In: BRUN, J. (Org.). Didácta das matemáticas. Trad. Maria José Figueiredo. Lisboa: Instituto Piaget, 1996, p. 155–191.

Publicado

2023-04-03

Cómo citar

OLIVEIRA, M. S. de; SANTOS, R. C. .; PORTO, R. S. de O. .; SILVA, M. D. F. da . Conhecimento e Representação: lados de um mesmo objeto semiótico. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.34019/2594-4673.2023.v7.38728. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/38728. Acesso em: 22 dic. 2024.