O laboratório de ensino de matemática: uma experiência com os alunos dos anos iniciais
Keywords:
Mathematics Education, Teaching Laboratory, Exploratory Teaching, Early years.Abstract
Neste trabalho, temos por objetivo apresentar os resultados da contribuição de uma experiência de ensino e aprendizagem realizada em um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), implantado em uma escola pública que atende a crianças de 1º ao 5º ano do ensino fundamental anos iniciais. Nas atividades propostas, utilizamos o ensino por exploração com utilização de recursos didáticos para a compreensão do sistema posicional e o desenvolvimento do pensamento numérico dos alunos. As propostas de atividades surgiram da necessidade de realizar a recomposição das aprendizagens dos alunos no período pós pandemia. A aplicação das atividades no LEM foi realizada pelos estudantes da graduação e da pós-graduação do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Tecnologia (GPEMAT) vinculado à Universidade do Estado do Pará (UEPA) juntamente com os professores das turmas que ajudaram na construção do material didático. A experiência de ensino mostrou-se exitosa no processo de aprendizagem, pois os alunos se mostraram empolgados e participativos nas atividades e apresentaram avanços na compreensão do sistema posicional decimal, além do que o LEM se mostrou como um espaço pedagógico que colaborou para motivar os alunos.
Downloads
Metrics
References
BIANCHINI, B. L.; LIMA, G. L. O Pensamento matemático: e os diferentes modos de pensar que o constituem. São Paulo: Livraria da física, 2023.
BOALER, J. Mentalidades matemáticas. Porto Alegre: Penso, 2018.
BOALER, J.; MUNSON, J.; WILLIAMS, C. Mentalidades matemáticas na sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/ SEB, 2018.
HUMPHREYS, C.; PARKER, R. Conversas numéricas. Porto Alegre: Penso, 2019.
JUCÁ, R. S.; PIRONEL, M. Investigação matemática: um caminho para o ensino da matemática. Revista Cocar. Dossiê: Tendências de Educação Matemática. Belém: UEPA, n.14. p.1-17, 2022.
LORENZATO, S. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas: Autores associados, 2012.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.
OLIVEIRA, Z.V. & KIKUCHI, Z.M. o laboratório de matemática como espaço de formação de professores. Caderno de Pesquisa v. 48 n.169. Fundação Carlos Chagas. São Paulo, 2018, p.802-829
PONTE, J.P.; BROCADO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
PONTE, J. P. et al. História de investigações matemática. Lisboa: Editora Instituto de Inovação Educacional,1998.
SILVA, A. J. N. da. Laboratório de Educação Matemática: o lúdico e suas contribuições para o processo de construção da identidade docente. In.: SILVA, A. N.; SOUZA, I. S. (orgs.). A formação do professor de matemática em questão: reflexões para um ensino com significado. Jundiaí: Paco Editorial, 2014
VICKERY, A. Aprendizagem ativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre: Penso, 2016.
VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução: Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.