O laboratório de ensino de matemática: uma experiência com os alunos dos anos iniciais

Authors

Keywords:

Mathematics Education, Teaching Laboratory, Exploratory Teaching, Early years.

Abstract

Neste trabalho, temos por objetivo apresentar os resultados da contribuição de uma experiência de ensino e aprendizagem realizada em um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM), implantado em uma escola pública que atende a crianças de 1º ao 5º ano do ensino fundamental anos iniciais. Nas atividades propostas, utilizamos o ensino por exploração com utilização de recursos didáticos para a compreensão do sistema posicional e o desenvolvimento do pensamento numérico dos alunos. As propostas de atividades surgiram da necessidade de realizar a recomposição das aprendizagens dos alunos no período pós pandemia. A aplicação das atividades no LEM foi realizada pelos estudantes da graduação e da pós-graduação do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Tecnologia (GPEMAT) vinculado à Universidade do Estado do Pará (UEPA) juntamente com os professores das turmas que ajudaram na construção do material didático. A experiência de ensino mostrou-se exitosa no processo de aprendizagem, pois os alunos se mostraram empolgados e participativos nas atividades e apresentaram avanços na compreensão do sistema posicional decimal, além do que o LEM se mostrou como um espaço pedagógico que colaborou para motivar os alunos.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Karina Nayara Rego Portal, Universidade do Estado do Pará

Master's student in the Postgraduate Program in Education at the State University of Pará (UEPA). Servant of the Belém Municipal Education Department (DIED/SEMEC)

Ninarosa Tavares Costa, Universidade do Estado do Pará

Graduanda do curso de licenciatura em matemática

References

BIANCHINI, B. L.; LIMA, G. L. O Pensamento matemático: e os diferentes modos de pensar que o constituem. São Paulo: Livraria da física, 2023.

BOALER, J. Mentalidades matemáticas. Porto Alegre: Penso, 2018.

BOALER, J.; MUNSON, J.; WILLIAMS, C. Mentalidades matemáticas na sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/ SEB, 2018.

HUMPHREYS, C.; PARKER, R. Conversas numéricas. Porto Alegre: Penso, 2019.

JUCÁ, R. S.; PIRONEL, M. Investigação matemática: um caminho para o ensino da matemática. Revista Cocar. Dossiê: Tendências de Educação Matemática. Belém: UEPA, n.14. p.1-17, 2022.

LORENZATO, S. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. 3. ed. Campinas: Autores associados, 2012.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.

OLIVEIRA, Z.V. & KIKUCHI, Z.M. o laboratório de matemática como espaço de formação de professores. Caderno de Pesquisa v. 48 n.169. Fundação Carlos Chagas. São Paulo, 2018, p.802-829

PONTE, J.P.; BROCADO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

PONTE, J. P. et al. História de investigações matemática. Lisboa: Editora Instituto de Inovação Educacional,1998.

SILVA, A. J. N. da. Laboratório de Educação Matemática: o lúdico e suas contribuições para o processo de construção da identidade docente. In.: SILVA, A. N.; SOUZA, I. S. (orgs.). A formação do professor de matemática em questão: reflexões para um ensino com significado. Jundiaí: Paco Editorial, 2014

VICKERY, A. Aprendizagem ativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Porto Alegre: Penso, 2016.

VAN DE WALLE, J. A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução: Paulo Henrique Colonese. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Published

2024-08-30

How to Cite

JUCÁ, R. de S.; PORTAL, K. N. R.; COSTA, N. T. O laboratório de ensino de matemática: uma experiência com os alunos dos anos iniciais. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45330. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Relatos de Experiência