O ensino das formas geométricas planas na Educação Infantil contemplando os campos de experiência da BNCC
Keywords:
Formas geométricas planas, Educação infantil, Atividades Lúdicas, BNCCAbstract
Este trabalho configura-se como um relato de experiência de um projeto realizado no ano de 2019 com uma turma da Educação Infantil de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Maceió-AL. O objetivo foi apresentar às crianças de maneira lúdica, algumas formas geométricas planas tais como: círculo, triângulo, quadrado e retângulo para que estas pudessem utilizá-los como subsídios nos momentos de desenhos livres proporcionados pelo espaço de referência na qual estão inseridas, e assim, começarem a perceber a presença da Matemática no nosso dia a dia. Além de contemplarmos os campos de experiência propostos pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC para esta faixa etária, apoiamos nossa fundamentação teórica em autores como: Carvalho (1994), Smole, e Diniz (2001), Polya (1978) dentre outros. Os resultados apontaram que durante esse período de realização de atividades, as crianças começaram a fazer referências constantes entre as formas geométricas planas que lhes foram apresentadas e suas semelhanças com objetos do cotidiano escolar. Notamos também uma participação efetiva de cada delas nos momentos das atividades, propondo-se espontaneamente em contribuir com cada proposta, além de termos constatado uma representação mais significativa nos desenhos que elas realizavam após as intervenções, o que nos evidencia que as atividades lúdicas para o ensino da Matemática, quando bem planejadas, possuem um grande potencial de despertar desde os anos iniciais um interesse pela disciplina.
Downloads
Metrics
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CARVALHO, D. Metodologia do ensino da matemática. São Paulo: Cortez, 1994.
CASTERA, M. R. M. Introdução à linguagem matemática. In: LLEIXÁ, T. A. Desenvolvimento, currículo e organização escolar. 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
CURI, Edda. Matemática para crianças pequenas. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2015.
GOLDBERG, Luciane; FROTA, Ana Maria Monte Coelho. O desenho infantil como escuta sensível na pesquisa com crianças: inquietude, invenção e transgressão na elaboração do mundo. Revista Humanidades, Fortaleza, v. 32, n. 2, jul./dez. 2017. p. 172-179. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/rh/article/view/7474. Acesso em: 20 mai. 2021.
LAPA, Luis Dionísio Paz. A ludicidade como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Passeando por Brasília e aprendendo geometria. Experiências numa escola da periferia do Distrito Federal. Dissertação (Mestrado - Mestrado Profissional em Matemática). Universidade de Brasília, 2017. Disponível em: Acesso em: 14.jul.2021.
MUNIZ, Aline da Silva Ribeiro. A Geometria na Educação Infantil. XI Congresso Nacional de Educação. EDUCERE, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013, p. 25552-25565. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/7220_5552.pdf. Acesso em: 14 jul. 2021.
NACARATO, A. M.; PASSOS, C. L. B. A geometria nas séries iniciais: uma análise sob a perspectiva da prática pedagógica e da formação de professores. São Carlos: EDUFSCAR, 2003.
POLYA, G. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 1978.
SOARES, M. T. C.; PINTO, N. B. Metodologia da resolução de problemas. In: REUNIÃO ANPED, 24., Anais [...], Caxambu. 2001. Disponível em: http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_24/metodologia.pd f. Acesso em: 30 maio 2020.
SOUTO, F. C. F.; GUÉRIOS, E. C. O ensino de matemática e a resolução de problemas contextualizados nos anos iniciais do ensino fundamental. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Anais[...], Unioeste de Cascavel- PR, 2017.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
TANCREDI, R. M. S. P. A matemática na educação infantil: algumas idéias. In: PIROLA,N. A.; AMARO, F. de O. S. T. (Org.). Pedagogia cidadã: cadernos de formação: educação matemática. São Paulo: UNESP, 2004. p. 43–59.