O ensino das formas geométricas planas na Educação Infantil contemplando os campos de experiência da BNCC

Autores

  • Carloney Alves de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Deborah Layanna Eloi de Almeida Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0001-6346-5698

Palavras-chave:

Formas geométricas planas, Educação infantil, Atividades Lúdicas, BNCC

Resumo

Este trabalho configura-se como um relato de experiência de um projeto realizado no ano de 2019 com uma turma da Educação Infantil de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) de Maceió-AL. O objetivo foi apresentar às crianças de maneira lúdica, algumas formas geométricas planas tais como: círculo, triângulo, quadrado e retângulo para que estas pudessem utilizá-los como subsídios nos momentos de desenhos livres proporcionados pelo espaço de referência na qual estão inseridas, e assim, começarem a perceber a presença da Matemática no nosso dia a dia. Além de contemplarmos os campos de experiência propostos pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC para esta faixa etária, apoiamos nossa fundamentação teórica em autores como: Carvalho (1994), Smole, e Diniz (2001), Polya (1978) dentre outros. Os resultados apontaram que durante esse período de realização de atividades, as crianças começaram a fazer referências constantes entre as formas geométricas planas que lhes foram apresentadas e suas semelhanças com objetos do cotidiano escolar. Notamos também uma participação efetiva de cada delas nos momentos das atividades, propondo-se espontaneamente em contribuir com cada proposta, além de termos constatado uma representação mais significativa nos desenhos que elas realizavam após as intervenções, o que nos evidencia que as atividades lúdicas para o ensino da Matemática, quando bem planejadas, possuem um grande potencial        de despertar desde os anos iniciais um interesse pela disciplina.

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Referências

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Publicado

2021-10-31

Como Citar

OLIVEIRA, C. A. de; ALMEIDA, D. L. E. de. O ensino das formas geométricas planas na Educação Infantil contemplando os campos de experiência da BNCC. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/35537. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Matemática para a Educação Infantil