Encontros da Etnomatemática com uma aula da Pós-Graduação
Palavras-chave:
Educação Matemática, Etnomatemática, Mancala, Relato de ExperiênciaResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato acerca de uma aula ministrada por mestrandos, evidenciando o encontro da Etnomatemática e da prática do jogo Mancala, com pesquisadores em formação. Para tanto, a metodologia está pautada em observações, discussões e reflexões geradas por meio da aula, e da prática realizada em sala. Ministramos uma aula simulada com 32 estudantes, apresentando a Etnomatemática e, o momento de prática, utilizando o Mancala. Os principais resultados revelam que o jogo oportuniza o desenvolvimento de diferentes habilidades cognitivas, em especial, a contagem, sequências numéricas, simetrias, raciocínio lógico e operações básicas. Concluímos que a experiência de proporcionar uma aula dinâmica e contextualizada nos permitiu vivenciar um momento de troca de conhecimentos, contribuindo para a nosso processo formativo, evidenciando a importância de diferentes estratégias metodológicas no ensino da Matemática e não apenas priorizando o ensino formalizado.
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