Potencialidades da Educação Financeira: um estudo sobre o letramento financeiro do estudante que cursa a licenciatura em Matemática usando sequências de atividades
Palavras-chave:
Educação Financeira, Letramento Financeiro, Engenharia Didática, Teoria das Situações Didáticas, Cenários de InvestigaçãoResumo
Esse artigo apresenta resultados finais de uma tese de doutorado que buscou identificar e analisar as características didáticas nas sequências de atividades desenvolvidas para aprimorar o letramento financeiro de estudantes de licenciatura em Matemática. Para tanto, analisou seu nível de letramento financeiro, à luz da Teoria das Situações Didáticas e dos Cenários para Investigação, antes e depois da implementação das sequências de atividades, voltadas para a promoção da educação financeira, avaliou a eficácia dessas sequências quanto à possível melhoria do referido letramento, explorou as percepções discentes sobre a importância da educação financeira em sua formação acadêmica e futura prática docente, propondo recomendações para a inclusão da mesma nos currículos de cursos de licenciatura em Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida ao longo das quatro fases da Engenharia Didática (estudos preliminares; concepção e análise a priori; experimentação; análise a posteriori e validação). Ao final, concluímos que as sequências didáticas desenvolvidas no ensino de educação financeira foram capazes de promover reflexões necessárias para preparar os estudantes de Licenciatura em Matemática para lidar com a diversidade de escolhas de nossa sociedade, o embate de ideias, os valores atribuídos a razão e a emoção nas decisões de consumo, alicerçados à ética e cuidados com o meio ambiente e saúde. Contribuíram, ainda, para tornar perceptível aos estudantes, futuros professores de Matemática da educação básica, a importância de se construírem situações de ensino, observando as variáveis didáticas e seus valores para os processos de ensino e aprendizagem. Enfim, tais sequências didáticas estimularam os estudantes a refletirem que o contexto da educação financeira vai além de um tema transversal, e não se restringe única e exclusivamente ao ensino da Matemática Financeira.
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