A Docência em Matemática e a Didática da Matemática Francesa
Palavras-chave:
Didática da Matemática Francesa, Formação de Professores, Educação MatemáticaResumo
A Didática da Matemática no Brasil é influenciada pelas pesquisas realizadas por alguns franceses a partir da segunda metade do século XX, como Yves Chevallard, Gastón Bachelard, Gérard Vergnaud, Guy Brousseau, Raymond Duval, Michele Artigue, Régine Douady e outros. Nesse sentido, objetivamos apresentar a compreensão dessas teorias pelos estudantes do Curso de Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA, na sua formação inicial, e na prática de dois professores, um do Ensino Fundamental e outro do Ensino Médio, de duas escolas públicas de uma cidade do interior do Estado do Ceará. A pesquisa foi realizada através da análise fichamentos de textos produzidos pelos estudantes da disciplina de Prática de Ensino I – Didática da Matemática, referentes à influência das pesquisas francesas nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática com posterior debate entre acadêmicos e professor da disciplina, bem como pela observação e análise da ação de dois professores da Educação Básica. Constatamos que os professores pesquisados possuem em suas ações docentes características intrínsecas às teorias estudadas, embora as desconheçam devido à formação inicial fragmentada vivenciada.
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