A Docência em Matemática e a Didática da Matemática Francesa

Autores

Palavras-chave:

Didática da Matemática Francesa, Formação de Professores, Educação Matemática

Resumo

A Didática da Matemática no Brasil é influenciada pelas pesquisas realizadas por alguns franceses a partir da segunda metade do século XX, como Yves Chevallard, Gastón Bachelard, Gérard Vergnaud, Guy Brousseau, Raymond Duval, Michele Artigue, Régine Douady e outros. Nesse sentido, objetivamos apresentar a compreensão dessas teorias pelos estudantes do Curso de Matemática da Universidade Regional do Cariri – URCA, na sua formação inicial, e na prática de dois professores, um do Ensino Fundamental e outro do Ensino Médio, de duas escolas públicas de uma cidade do interior do Estado do Ceará. A pesquisa foi realizada através da análise fichamentos de textos produzidos pelos estudantes da disciplina de Prática de Ensino I – Didática da Matemática, referentes à influência das pesquisas francesas nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática com posterior debate entre acadêmicos e professor da disciplina, bem como pela observação e análise da ação de dois professores da Educação Básica. Constatamos que os professores pesquisados possuem em suas ações docentes características intrínsecas às teorias estudadas, embora as desconheçam devido à formação inicial fragmentada vivenciada.

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Biografia do Autor

Francisco Ronald Feitosa Moraes, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (UFRN). Mestre em Educação (UFC). Licenciado em Matemática (URCA). Licenciado em Pedagogia (FAEL). Especialista em Psicologia aplicada à Educação (URCA). Professor Adjunto de Educação Matemática do Curso de Matemática da URCA, campus CRAJUBAR. Pesquiso sobre Educação Matemática, Teoria da Objetivação, Formação de Professores de Matemática, Educação Financeira, Estágio Supervisionado, Letramento e Saberes Docentes. Participante do Grupo de Pesquisa CONTAR (UFRN).

Francisca Tuanny Aparecida de Souza Silva, Escola de Ensino Médio Francisco Miguel de Andrade (EEMFMA) - SEDUC/Ceará

Licenciada em Matemática pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Professora da Escola de Ensino Médio Francisco Miguel de Andrade (EEMFMA), Campos Sales, Ceará, Brasil.

Paulo Meireles Barguil, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Bacharel em Computação (1990), licenciado em Pedagogia (1994), mestre (1999) e doutor (2005) em Educação, todos cursados na Universidade Federal do Ceará - UFC. Professor Associado IV da UFC, lotado no Departamento de Teoria e Prática do Ensino, da Faculdade de Educação, tem sededicadoaosseguintestemas:EducaçãoMatemática,currículo,didática,saberesdocentes, formaçãodeprofessoreseespaçoescolar.VinculadoaoProgramadePós-Graduaçãoem Educação, da Faculdade de Educação da UFC, é membro do eixo temático Aprendiz, Docência e Escola, da linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino (www.paulobarguil.pro.br). Coordena o Laboratório de Educação Matemática - LEDUM (www.ledum.ufc.br).

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Publicado

2024-12-13

Como Citar

MORAES, F. R. F. .; SILVA, F. T. A. de S.; BARGUIL, P. M. A Docência em Matemática e a Didática da Matemática Francesa. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45403. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Didática da Matemática Francesa