Limites epistemológicos em uma prática de educação financeira escolar

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Palavras-chave:

Educação Financeira Escolar, Educação Matemática Crítica, Produção de significados, Limites epistemológicos, Modelo dos Campos Semânticos

Resumo

Contexto: Este artigo intenta reanalisar alguns dados não totalmente elucidados de uma pesquisa de mestrado realizada no período 2017-2019, na qual se propôs relacionar a disciplina de Matemática Financeira à Educação Financeira Escolar, sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica, no âmbito de um curso de formação inicial de professores de Matemática, de uma instituição federal de ensino. Após seis intervenções propostas (doze horas-aula) durante o segundo semestre de 2018, que contemplaram várias práticas envolvendo o valor do dinheiro relativo ao tempo, mais da metade dos participantes desconsideraram esse princípio básico da Matemática Financeira na resolução de um problema no questionário final, mesmo índice apresentado no instrumento de diagnóstico inicial. Objetivos: na perspectiva do Modelo dos Campos Semânticos, buscar identificar as potencialidades e as limitações epistemológicas das intervenções propostas com relação a produção de significados refletidas nessa questão específica do diagnóstico inicial e no questionário final. Design: pesquisa exploratória explicativa da produção de significados apresentadas pelos licenciandos em Matemática nos questionários inicial e final do curso de formação inicial de professores. Produção e análise dos dados: a investigação foi levada a efeito por meio da análise de produção de significados apresentadas nos questionários inicial e final dos 26 alunos do oitavo período de licenciatura em Matemática do Ifes, realizada no segundo semestre de 2018. Resultados: as perguntas tratadas neste texto são capciosas e tendem a levar o aluno a possíveis “erros”; portanto, qualquer tentativa de ler pela falta o aluno seria tendencioso, arbitrário e não resolveria a questão de levá-lo a produzir significados para nossa enunciação: não se pode somar valores de datas diferentes.

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Publicado

2024-11-28

Como Citar

LEFFLER, R.; ZOCOLOTTI, A. K. .; CHAVES, R. Limites epistemológicos em uma prática de educação financeira escolar. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/45001. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos