Pesquisas brasileiras sobre proposição, elaboração e formulação de problemas como campo de estudo

Autores

  • Gilson Alves Ribeiro Universidade Cruzeiro do Sul
  • Priscila Bernardo Martins Universidade Cruzeiro do Sul
  • Norma Suely Gomes Allevato Universidade Cruzeiro do Sul

Palavras-chave:

Proposição de problemas, Mapeamento, Educação Matemática

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um balanço e análises de pesquisas produzidas no período de 2017 a 2022 que têm como foco de estudo a Proposição, Elaboração, Exploração e Formulação de Problemas de Matemática. O referido estudo incorpora uma abordagem de natureza qualitativa e tem caráter bibliográfico. Para coleta dos dados recorreu-se ao Banco de Dissertações e Teses da CAPES. Como resultados obtidos, as pesquisas mostram possibilidades de potencialidades para o processo de produção de conhecimento a partir da proposição de problemas pelos estudantes, dentre os quais podemos destacar que a proposição de problemas fomenta a criatividade, autonomia, flexibilidade, comunicação, originalidade e desenvolvimento do pensamento e raciocínio matemático. E há limitações relacionadas à matemática envolvida nos problemas criados e à falta de conhecimento dos professores para sua efetiva implementação em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gilson Alves Ribeiro, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática

Priscila Bernardo Martins, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul

Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Referências

ANDRADE, Silvanio de. Ensino-aprendizagem de matemática via exploração de problemas e o uso do laboratório de ensino de matemática. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2011, Recife. Anais [...]. Recife: Comitê Interamenicano de Educação Matemática, 2011. p. 1-9.

ANDREATTA, Cidimar. Aprendizagem Matemática através da Elaboração e Resolução de Problemas em uma Escola Comunitária Rural. 2020. 203 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020.

ALTOÉ, Renan Oliveira. Formulação de problemas do campo conceitual multiplicativo no ensino fundalmental: uma prática inserida na metodologia de resolução de problemas. 2017. 229 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.

ARAUJO, Jessica Almeida. As operações aritméticas fundamentais na perspectiva da exploração, resolução e proposição de problemas. 2021. 161 f. Monografia (Especialização) - Curso de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CAI, Jinfa; LESTER, Frank. Why Is Teaching with Problem Solving Important to Student Learning? Reston: The National Council of Teachers of Mathematics, 2010. 6 p. (Problem Solving Research Brief).

CARA, Daiane Gomes Prior. Uma análise sobre a elaboração e resolução de problemas de divisão por alunos do 5o e 9o ano do ensino fundamental. 2020. 185 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação em Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, 2020.

DINIZ JÚNIOR, Francisco. Formulação e resolução de problemas com panfletos e propagandas: uma proposta de ensino em matemática financeira como perspectiva para o letramento matemático. 2021. 171 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.

DUARTE, Edna Mataruco. O desenvolvimento de jogos educacionais digitais sob a perspectiva da Formulação de Problemas e a aprendizagem no Ensino Superior. 2020. 245 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2020.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, ago. 2002.

FONTEQUE, Viviane Bergamini. A criatividade na formulação de problemas de alunos do ensino fundamental I e II: um olhar metodológico em sala de aula. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Matemática, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.

GRANGEIRO, Osilene Bezerra. Ensino e aprendizagem de fração via exploração-resolução-proposição de problemas. 2020. 198 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.

MARTINS, Kaique Nascimento. A pesquisa brasileira em resolução de problemas na educação matemática: um estudo a partir de teses e dissertações (2016-2020). 2022. 161 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação em Ciências e Matemática, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2022.

NUNES, Bárbara Maria Santiago. Elaboração e resolução de problemas: uma proposta com raciocínio lógico matemático e ensino híbrido. 2022. 167 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2022.

PEREIRA, Wellton Cardoso. A matemática e o consumo consciente de água na escola: formulação e resolução de problemas no contexto do projeto agente jovem. 2018. 227 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.

SANTOS, Emily de Vasconcelos. Contribuições da resolução, exploração e proposição de problemas ao processo de ensino e aprendizagem da combinatória nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. 230 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.

SILVA, Cícero Félix da. Ensino aprendizagem de função afim via exploração, resolução e proposição de problemas com o uso do aplicativo Desmos em contexto remoto. 2021. 151 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.

SILVA, Renata Ranielly Cabral da. Ensino e aprendizagem de expressões algébricas através da exploração, resolução e proposição de problemas. 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ensino de Ciências e Educação, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.

SILVA, Sérgio Luis. Problemas matemáticos com cálculos algébricos: da resolução à formulação no 8o ano do ensino fundamental. 2019. 74 f. Tese (Doutorado) - Curso de Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2019.

SOUSA, Ana Beatriz Afonso de. Pesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidades. 2022. 90 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.

TEIXEIRA, Cristina de Jesus. A proposição de problemas como estratégia de aprendizagem da matemática: uma ênfase sobre efetividade, colaboração e criatividade. 2019. 188 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

Downloads

Publicado

2024-07-21

Como Citar

RIBEIRO, G. A. .; MARTINS, P. B.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisas brasileiras sobre proposição, elaboração e formulação de problemas como campo de estudo. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/44667. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos