Acompanhamento dos egressos do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas

Autores

  • Eliane Scheid Gazire Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Tânia Fernandes Bogutchi Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-7190-8727

DOI:

https://doi.org/10.34019/2594-4673.2020.v4.29751

Palavras-chave:

Follow-up of graduates, Masters in education, Educational products.

Resumo

Este artigo traz como tema a sistematização do acompanhamento dos egressos do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas. A primeira pesquisa foi realizada em 2015 para a comemoração dos 10 anos do Programa e em 2016-2017 foi desenvolvido um projeto financiado pelo Fundo de Incentivo à Pesquisa (FIP) da PUC Minas. Com base nas informações desses dois momentos, foi possível verificar o nível de satisfação dos egressos com o Programa, a melhoria de ganhos financeiros em suas profissões e a utilização dos produtos elaborados nas dissertações em escolas de níveis fundamental, médio e superior. Foram utilizados os dados de todos os egressos formados até dezembro de 2019. Atualmente, encontra-se em progresso investigação de dados parciais com informações sobre doutoramentos e formação de grupos de estudo e pesquisa nos seus locais de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Documento de área 2013. Brasília: CAPES/MEC, 2013. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/instrumentos-de-apoio/documentos-de-area>. Acesso em: 30 set. 2017.

CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Mestres e doutores 2015 – Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira. Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2016.

FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M. (Org.). Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática: investigando e teorizando a partir da prática. Campinas: GEPPFPM-PRAPEM-FE/UNICAMP. São Paulo: Musa Editora, 2010.

GAZIRE, E. S.; BOGUTCHI, T. F. Perfil dos egressos do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. In: GAZIRE, E. S.; CHAVES, A. C. L.; DEBORTOLI-LIMA, A. L. (Org.). 10 anos do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática: panorama e contribuições. Belo Horizonte: PUC Minas, 2015.

MIRANDA, Dimas F. et al. (Org.). Guimarães Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Matemática: uma prática educativa – Abordagens de conteúdos para o ensino médio e educação profissional técnica. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2019.

PUC MINAS. Egressos. Disponível em: <http://portal.pucminas.br/pos/ensino/index-padrao.php?pagina=5175>. Acesso em: 13 out. 2017.

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

GAZIRE, E. S. .; BOGUTCHI, T. F. Acompanhamento dos egressos do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 4, n. 1, 2020. DOI: 10.34019/2594-4673.2020.v4.29751. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/29751. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Programas Profissionais