Para além da sala de aula

a Galeria Experimental como espaço de difusão cultural

Autores

  • Giovanna Veiga dos Santos Museóloga no Museu da Cultura Hip Hop, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Ana Carolina Gelmini de Faria Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-0727-9991

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.33505

Resumo

Este artigo investiga o papel da Galeria Experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Câmpus Sapucaia do Sul, como um espaço de difusão cultural na Região Metropolitana de Porto Alegre - RS. Assim, analisa-se a Galeria Experimental como um fenômeno cultural, a partir de seu processo de implementação, a fim de compreendê-la dentro desse espaço escolar e na sua relação com a comunidade. A metodologia abrange a análise bibliográfica e documental, bem como entrevistas estruturadas, onde evidenciam-se relações e experiências de caráter museal para fins de uma prática fundamentada na educação dialógica. Destaca-se a importância da existência de projetos que subvertem o conhecido e o usual, evidenciando o impacto que um espaço de fruição de arte e de produção cultural no ambiente escolar pode gerar naqueles que o usufruem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Veiga dos Santos, Museóloga no Museu da Cultura Hip Hop, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Museóloga no Museu da Cultura Hip Hop, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, mestre em Museologia e Patrimônio (UFRGS). 

Ana Carolina Gelmini de Faria, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente do Curso de Museologia do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/FABICO/UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da mesma universidade (PPGMusPa/UFRGS); Museóloga (UNIRIO) mestre e doutora em Educação (UFRGS). Membro dos grupos de pesquisa do CNPq "Escritas da história em museus: objetos, narrativas e temporalidades" e do "GEMMUS - Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio". Bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Referências

AMARAL, Carla Giane Fonseca do. Arte e educação profissional no Brasil: desafios para a docência. In: (pensamiento), (palabra)... Y Obra, n.15, enero - junio de 2016. p. 64 -71. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S2011-804X2016000100007&script=sci_abstract&tlng=pt Acesso em 3 jul. 2024.

ARAÚJO, Jair Jonko; HYPÓLITO, Álvaro Moreira. Novos significados para educação profissional e tecnológica no instituto federal sul-rio-grandense: a política de criação dos institutos. RBPAE, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 247 – 265, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/62363. Acesso em 3 jul. 2024.

BRASIL, Lei Nº 11.195, de 18 de novembro de 2005. Dá nova redação ao § 5º do art. 3º da Lei nº 8948, de 8 de dezembro de 1994. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2005.

CAMPUS Sapucaia do Sul: curso técnico em Gestão Cultural e curso técnico em Informática. Sapucaia do Sul, RS: IFSul, [2008?]. 1 folder.

COSTA, Andréa; CASTRO, Fernanda; CHIOVATTO, Milene; SOARES, Ozias. Educação Museal. In: Instituto Brasileiro de Museus. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018. p.73-74. Disponível em: https://www.gov.br/museus/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/cadernos-e-revistas/caderno-da-politica-nacional-de-educacao-museal/view. Acesso em 3 jul. 2024.

FORMULÁRIO DE REGISTRO DE EXTENSÃO, [2018?], 15p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2019.

GALERIA EXPERIMENTAL. Galeria Experimental, [entre 2014 e 2021]. Projeto de extensão do IFSul Campus Sapucaia do Sul. Disponível em: www.galeriaexperimental.com.br .Acesso em: 04 jul. 2024.

GALERIA PRA QUÊ? Produção Galeria Experimental. Brasil, 2015. Arquivo Galeria Experimental.

Gil, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUARNIERI, Waldisa Rússio. Exposição: texto museológico e o contexto cultural [1986]. In: BRUNO, Maria Cristina Oliveira (org.). Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. v.1, 1.ed., São Paulo: Pinacoteca do Estado; Secretaria de Estado de Cultura; Comitê Brasileiro do Conselho internacional de Museus, 2010. p. 137-143.

PREFEITURA DE SAPUCAIA DO SUL. Portal de Sapucaia do Sul, [entre 2021 e 2024]a. Página História.

Disponível em: <https://www.sapucaiadosul.rs.gov.br/historia/>. Acesso em 7 jul. 2024.

OTRANTO, Célia Regina. Criação e implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFETs. RETTA - Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas. v. I, n,1, p. 89-108, jan./jun. 2010.

PLANO DE TRABALHO DO ALUNO BOLSISTA, 2016, 3p.

PLANO DE TRABALHO DO ESTUDANTE, [2018?], 2p.

POSTEIRO. Informativo da Escola Técnica Federal de Pelotas, Publicação Quinzenal da Comunicação Social, Ano II, n.27, 15 de abril de 1998.

ROSA, Tatiana Fátima Stürmer da. Práticas sociais como manifestações culturais: um estudo sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - Campus Sapucaia do Sul. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Universidade de Brasília, Brasília, 2011.

SANTOS, Giovana Veiga dos. Para além da sala de aula: a Galeria Experimental como espaço de difusão cultural, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

SCHEINER, Tereza. Museologia e apresentação da realidade. In: ENCUENTRO REGIONAL DEL ICOFOM LAM, 11., 2002. Equador. Anais ICOM International Council of Museums, Equador, 2002. p. 96-105.

PREFEITURA DE SAPUCAIA DO SUL. Portal de Sapucaia do Sul, [entre 2021 e 2024]b. Página Sobre.

Disponível em: <https://www.sapucaiadosul.rs.gov.br/sobre/> Acesso em: 7 jul. 2024

VARINE, Hugues de. A Nova Museologia: ficção ou realidade. Museologia Social, Porto Alegre: Secretaria Municipal da Cultura, 2000. p.21-34.

Downloads

Publicado

2024-07-25