A formação cidadã através do letramento literário
Vida e poesia em "Quarto de Despejo"
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.31546Palavras-chave:
Letramento literário, Formação cidadã, Quarto de despejoResumo
O presente relato de experiência refere-se a uma sequência de letramento literário focada no livro ‘Quarto de Despejo’, implementada em uma turma de 1º ano do Ensino Médio. O projeto teve como ponto de partida a oficina literária básica proposta por Rildo Cosson (2018), e foi elaborado em resposta às dificuldades para o efetivo desenvolvimento do letramento literário no Ensino Médio e à necessidade de integrar à formação estética do leitor literário uma formação cidadã, com abordagem crítica e reflexiva da obra literária (BARBOSA, 2011; COSSON, 2018). Durante esse processo, de forma a integrar essas dimensões, além do desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita, oralidade e análise linguística, objetivamos: (i) levar os alunos a apreciarem a obra ‘Quarto de Despejo’ em seus aspectos estéticos, durante muito tempo ignorada devido às origens da autora; (ii) discutir temas transversais relevantes para a formação crítica e reflexiva contemporânea, com destaque para questões de gênero, raça e classe, que são recorrentes na obra.
Downloads
Referências
BARBOSA, Orestes; CALDAS, Sílvio. Chão de Estrelas (1937). Curitiba: Revivendo Músicas: 1993. 1 disco sonoro (59 min).
CORONEL, Luciana Paiva. A censura ao direito de sonhar em Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 44, p. 271-288, jul./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/elbc/n44/a13n44.pdf. Acesso em: 22 jul. 2020.
COSCARELLI, Carla Viana. O ensino da leitura: uma perspectiva psicolinguística. In: Boletim da Associação Brasileira de Linguística. Maceió: Imprensa Universitária, dez. 1996. p. 163-174.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2a. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
COSSON, Rildo. O espaço da literatura na sala de aula. In: COSSON, Rildo; MACIEL, Francisca; PAIVA, Aparecida (Org.). Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 55-68. Disponível em: http://educacaointegral.mec.gov.br/images/pdf/bibioteca/2011_literatura_infantil_capa.pdf. Acesso em: 22 jul. 2020
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Editora Paulo de Azevedo, 1960.
LEAL, Telma Ferraz. É possível ensinar a produzir textos! Os objetivos didáticos e a questão da progressão escolar no ensino da escrita. In:______. Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
LISPECTOR, Clarice. O primeiro beijo e outros contos. São Paulo: Ática: 1997.
MACHADO, Marília Novais da Mata. Os escritos de Carolina Maria de Jesus: determinações e imaginário. Psicologia & Sociedade, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 105-110, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/psoc/v18n2/13.pdf. Acesso em: 22 jul. 2020.
PERPÉTUA, Elzira Divina. Aquém do Quarto de despejo: a palavra de Carolina Maria de Jesus nos manuscritos de seu diário. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, n. 22, p. 63-83, 19 jan. 2011. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/8944/7976. Acesso em: 22 jul. 2020
OLIVEIRA, Raquel Trentin. Duas formas e um mesmo tema: ser mulher entre os laços de família. Verbo de minas: letras, Juiz de Fora, v. 13, n. 21, p. 61-71, jan./jul. 2012. Disponível em: https://seer.cesjf.br/index.php/verboDeMinas/article/view/185/110 Acesso em: 22 jul. 2020
PASQUIER, Auguste; DOLZ, Joaquim. Um decálogo para ensinar a escribir. Cultura y Educación. Madrid: Infancia y Aprendizaje, 1996. p. 31-41.
PLAT, Kamala. Race and Gender Representations in Clarice Lispector’s “A Menor Mulher do Mundo” and Carolina Maria de Jesus’ Quarto de Despejo. Afro-Hispanic Review, v. 11, n. 1, p. 51-57, 1992.