A resolução de problemas em uma sala de aula montessoriana

reflexões de uma professora da Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.31521

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Matemática, Método Montessori, Educação infantil

Resumo

O método Montessori, criado pela médica e pedagoga Maria Montessori, tem como objetivo promover o processo de ensino e aprendizagem considerando as especificidades das crianças. Este relato de experiência buscou discutir algumas vivências de uma professora da Educação Infantil em uma escola montessoriana em que as crianças resolvem situações-problema. Apresentam-se cinco episódios que ocorreram em uma turma composta por 23 crianças de 3 a 6 anos e evidenciaram que a resolução de problemas está presente em muitos momentos da sala de aula. As situações permitiram o trabalho com diversas ideias e conceitos matemáticos, desenvolveram a criatividade, o levantamento e a testagem de hipóteses, a busca por diferentes estratégias de solução e colocaram as crianças em contato com vários tipos de problemas. Considera-se que o método Montessori nessa sala de aula de Educação Infantil possibilitou a resolução de problemas como metodologia de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Fernando Carneiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Caroline de Paula Ribeiro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em Pedagogia pela UFJF e aluna do Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais na UFJF.

Referências

AZEVEDO, Priscila D. Alfabetização matemática na Educação Infantil: a teoria que rege as práticas pedagógicas do Educador Infantil. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL, 15., Campinas, 2005. Anais [...]. Campinas, 2005. p. 1-8.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
CAMARGO, Giancarla G.; BAGNE, Juliana; BOLOGNANI, Marjorie S. F.; COLETTI, Selene. Desenvolvimento do pensamento algébrico com crianças?... possibilidades de práticas na Educação Infantil. In: NACARATO, Adair M.; CUSTÓDIO, Iris A. (org.). O desenvolvimento do pensamento algébrico na Educação Básica: compartilhando propostas de sala de aula com o professor que ensina (ensinará) matemática. Brasília: SBEM, 2018. p. 25-70.
DANTE, Luiz R. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2009.
DINIZ, Maria I. Resolução de problemas e comunicação. In: SMOLE, Kátia S.; DINIZ, Maria I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 87-97.
LILLARD, Paula P. Método Montessori: uma introdução para pais e professores. Barueri: Manole, 2017.
ROMANATTO, Mauro C.; PASSOS, Cármen L. B. A matemática na formação de professores dos anos iniciais: um olhar para além da Aritmética. São Carlos: EdUFSCar, 2011.
SILVA, Fabiane G. Trabalhar situações-problema com crianças não-leitoras na Educação Infantil? In: JORNADA DO HISTEDBR, 7., Campinas, 2007. Anais [...]. Campinas, 2007. p. 1-20.
SOUZA, Antonio C.; LOPES, Celi E.; OLIVEIRA, Débora. A análise exploratória de dados na infância: uma conexão entre a educação estatística e a literatura infantil. In: COUTINHO, Cileda Q. S. (org.). Discussões sobre o ensino e a aprendizagem da Probabilidade e da Estatística na Escola Básica. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 75-95.
STANCANELLI, Renata. Conhecendo diferentes tipos de problemas. In: SMOLE, Kátia S.; DINIZ, Maria I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p.103-120.
ZOGAIB, Simone D.; SANTOS-WAGNER, Vania M. P. Crianças, desenhos e resolução de problemas na Educação Infantil. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, n. 2, p. 150-170, out. 2015.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Relatos