A resolução de problemas em uma sala de aula montessoriana
reflexões de uma professora da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.31521Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Matemática, Método Montessori, Educação infantilResumo
O método Montessori, criado pela médica e pedagoga Maria Montessori, tem como objetivo promover o processo de ensino e aprendizagem considerando as especificidades das crianças. Este relato de experiência buscou discutir algumas vivências de uma professora da Educação Infantil em uma escola montessoriana em que as crianças resolvem situações-problema. Apresentam-se cinco episódios que ocorreram em uma turma composta por 23 crianças de 3 a 6 anos e evidenciaram que a resolução de problemas está presente em muitos momentos da sala de aula. As situações permitiram o trabalho com diversas ideias e conceitos matemáticos, desenvolveram a criatividade, o levantamento e a testagem de hipóteses, a busca por diferentes estratégias de solução e colocaram as crianças em contato com vários tipos de problemas. Considera-se que o método Montessori nessa sala de aula de Educação Infantil possibilitou a resolução de problemas como metodologia de ensino.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
CAMARGO, Giancarla G.; BAGNE, Juliana; BOLOGNANI, Marjorie S. F.; COLETTI, Selene. Desenvolvimento do pensamento algébrico com crianças?... possibilidades de práticas na Educação Infantil. In: NACARATO, Adair M.; CUSTÓDIO, Iris A. (org.). O desenvolvimento do pensamento algébrico na Educação Básica: compartilhando propostas de sala de aula com o professor que ensina (ensinará) matemática. Brasília: SBEM, 2018. p. 25-70.
DANTE, Luiz R. Formulação e resolução de problemas de matemática: teoria e prática. São Paulo: Ática, 2009.
DINIZ, Maria I. Resolução de problemas e comunicação. In: SMOLE, Kátia S.; DINIZ, Maria I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 87-97.
LILLARD, Paula P. Método Montessori: uma introdução para pais e professores. Barueri: Manole, 2017.
ROMANATTO, Mauro C.; PASSOS, Cármen L. B. A matemática na formação de professores dos anos iniciais: um olhar para além da Aritmética. São Carlos: EdUFSCar, 2011.
SILVA, Fabiane G. Trabalhar situações-problema com crianças não-leitoras na Educação Infantil? In: JORNADA DO HISTEDBR, 7., Campinas, 2007. Anais [...]. Campinas, 2007. p. 1-20.
SOUZA, Antonio C.; LOPES, Celi E.; OLIVEIRA, Débora. A análise exploratória de dados na infância: uma conexão entre a educação estatística e a literatura infantil. In: COUTINHO, Cileda Q. S. (org.). Discussões sobre o ensino e a aprendizagem da Probabilidade e da Estatística na Escola Básica. Campinas: Mercado de Letras, 2013. p. 75-95.
STANCANELLI, Renata. Conhecendo diferentes tipos de problemas. In: SMOLE, Kátia S.; DINIZ, Maria I. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p.103-120.
ZOGAIB, Simone D.; SANTOS-WAGNER, Vania M. P. Crianças, desenhos e resolução de problemas na Educação Infantil. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, n. 2, p. 150-170, out. 2015.