Livros didáticos de história

uma análise sobre as representações de mulheres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.31508

Palavras-chave:

Mulheres, História, Livros didáticos, Gênero

Resumo

Este trabalho analisou representações de mulheres e outras representações de gênero veiculadas em dois livros didáticos de História, do 5º ano do Ensino Fundamental das séries iniciais, em escolas situadas na região central da cidade de Montes Claros/MG. Realizamos a análise de textos e imagens, verificando se estes eram abordados de forma estereotipada ou de forma que permitisse reflexão por parte de professores(as) e estudantes. Os resultados indicam que em um livro a temática de gênero não é tratada diretamente e apresentou representações estereotipadas das mulheres na história e na atualidade, ao passo que no outro pode-se constatar maior ênfase sobre o papel das mulheres na história e uma preocupação em desconstruir representações estereotipadas de mulheres. Concluímos que pode haver grandes diferenças entre livros de uma mesma série e da mesma disciplina e que o momento da escolha dos livros pela escola é de suma importância para a formação crítica dos(as) estudantes.

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Biografia do Autor

Rafael Baioni do Nascimento, Universidade Estadual de Montes Claros

Professor na Universidade Estadual de Montes Claros. Professor dos Programas de pós-graduação em Educação, História e Desenvolvimento Social na mesma instituição. Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Psicólogo pela Universidade de São Paulo.

Bruna Alves Lacerda, Universidade Estadual de Montes Claros/MG

Pedagoga pela Universidade Estadual de Montes Claros.

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Publicado

2021-12-30

Edição

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Artigos