Historicização do processo de alfabetização em contextos inclusivos
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.30827Palavras-chave:
Ensino inclusivo, `Perspectivas de ensino inclusivo, Alfabetização e ensino inclusivoResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar as pesquisas correlatas do objeto de investigação desta pesquisa, a alfabetização no ensino inclusivo, destacando a articulação desses elementos na constituição histórica do processo educacional inclusivo. Apresentam-se no decorrer do trabalho os fundamentos e concepções da organização do processo de alfabetização e do ensino inclusivo de sua institucionalização aos dias atuais. Para isso, realizaram-se buscas de pesquisas correlatas sobre a alfabetização e ensino inclusivo no banco de produções científicas da Capes. A busca possibilitou compreender como o processo histórico de alfabetização foi organizado no decorrer dos tempos, os métodos e as teorias que balizaram o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita, apontando as aproximações e contradições entre os elementos que nortearam o processo. As considerações finais apontam que ao longo da história a alfabetização foi estruturada por métodos e perspectivas teóricas que conduziram o processo à fragmentação, à hierarquização e à desqualificação. Ainda, evidenciam a necessidade de compreender que a inserção no campo de alfabetização pressupõe assumir o compromisso com a transformação social na busca pela emancipação dos sujeitos a partir do ensino e da aprendizagem dos conhecimentos científicos da leitura e da escrita.
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