Historicização do processo de alfabetização em contextos inclusivos

Autores

  • Marineiva Moro Campos de Oliveira Universidade do Oeste de Santa Catarina/Campus Chapecó https://orcid.org/0000-0002-3110-0771
  • Karine Odete Veiga Universidade do Oeste de Santa Catarina/Campus Chapecó
  • Anderson Luiz Tedesco Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.30827

Palavras-chave:

Ensino inclusivo, `Perspectivas de ensino inclusivo, Alfabetização e ensino inclusivo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar as pesquisas correlatas do objeto de investigação desta pesquisa, a alfabetização no ensino inclusivo, destacando a articulação desses elementos na constituição histórica do processo educacional inclusivo. Apresentam-se no decorrer do trabalho os fundamentos e concepções da organização do processo de alfabetização e do ensino inclusivo de sua institucionalização aos dias atuais. Para isso, realizaram-se buscas de pesquisas correlatas sobre a alfabetização e ensino inclusivo no banco de produções científicas da Capes. A busca possibilitou compreender como o processo histórico de alfabetização foi organizado no decorrer dos tempos, os métodos e as teorias que balizaram o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita, apontando as aproximações e contradições entre os elementos que nortearam o processo. As considerações finais apontam que ao longo da história a alfabetização foi estruturada por métodos e perspectivas teóricas que conduziram o processo à fragmentação, à hierarquização e à desqualificação. Ainda, evidenciam a necessidade de compreender que a inserção no campo de  alfabetização pressupõe assumir o compromisso com a transformação social na busca pela emancipação dos sujeitos a partir do ensino e da aprendizagem dos conhecimentos científicos da leitura e da escrita.  

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Biografia do Autor

Marineiva Moro Campos de Oliveira, Universidade do Oeste de Santa Catarina/Campus Chapecó

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).  Mestre em Educação pela Unioeste. Professora na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Campus Chapecó.

Karine Odete Veiga, Universidade do Oeste de Santa Catarina/Campus Chapecó

Acadêmica da terceira fase do curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Campus Chapecó. Bolsita do Artigo 170.

Anderson Luiz Tedesco, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2019). Professor e Pesquisador em estágio Pós-doutoral pelo Programa de Mestrado em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2019). Também é Professor do Colégio La Salle de Xanxerê - SC. 

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos