Projeto de ensino GoIFRO Zona Norte
construindo possibilidades de emancipação
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.30477Palavras-chave:
Emancipação, Formação, Projeto de EnsinoResumo
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia possuem princípios, finalidades e processos educativos fundamentados nos três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, baseado numa experiência pedagógica do trabalho como prática de ensino proporcionada para os alunos dos cursos técnicos concomitantes, o artigo tem como objetivo refletir sobre o projeto de ensino “GoIFRO Zona Norte: integrar para motivar”, e os benefícios proporcionados por ele aos alunos participantes, tendo em vista os aspectos da formação, autonomia e emancipação. Para atingir o objetivo proposto, utilizou-se subsídios teóricos, análise da ação e da percepção dos alunos sobre as atividades realizadas. Sendo assim, observou-se que as atividades propostas pelo projeto de ensino, neste caso, a 1ª etapa: ação social e a 2ª etapa: gincana, contribuíram de forma significativa na formação dos alunos participantes e no desenvolvimento da autonomia e emancipação.
Downloads
Referências
BOALER, Jo. Matemática para o momento, ou o milênio? 1999. Disponível em: https://www.edweek.org/ew/articles/1999/03/31/29boaler.h18.html. Acesso em: 24 abr. 2020.
BRANSFORD, John; BROWN, Ann; COCKING, Rodney. How people learn: brain, mind, experience and school. Washington, DC: National Academy Press, 2000.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm . Acesso em: 29 dez. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução. 3. ed. Brasília, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Orientações Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+) - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2002.
DEMO, Pedro. Aprendizagem no Brasil: ainda muito por fazer. Porto Alegre: Mediação, 2004.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Edições Loyola, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 47. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 36. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro. Rio de Janeiro: Scipione, 2002.
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.
MACHADO, Nilson José. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escritutas Editora, 2000.
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos projetos: etapas, papéis e atores. 4. ed. São Paulo: Érica, 2008.
PEZZINI, Elen Carmen. Gincanas: uma experiência educativa e lúdica no espaço escolar. Pranchita, PR: Programa de Desenvolvimento Educacional, 2012. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_unioeste_edfis_artigo_elen_carmen_pezzini.pdf. Acesso em: 30 abr. 2020.
RAILSBACK, Jon. Ensino com abordagem de projeto: despertando a vontade de aprender. 2002. Disponível em: http://www.nwrel.org/request/2002aug/index.html. Acesso em: 24 abr. 2020.
SAMPAIO, Maria Cláudia Santos. A importância de trabalhar com projetos no Ensino Fundamental. 44 p. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso) – Graduação em Pedagogia, Faculdade Cenecista de Capivari, 2012.
THOMAS, John William. Project-based learning: overview. Novato, Califórnia: Instituto Buck para Educação, 1998.
THOMAS, John William. A review of research on project-based learning. San Rafael, Califórnia: Autodesk, 2000.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. São Paulo: Libertad, 2005.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Para onde vai o Professor? resgate do professor como sujeito de transformação. 8. ed. São Paulo: Libertat, 2001.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político Pedagógico: elementos metodológicos para elaboração e realização. 16. ed. São Paulo: Libertad, 2006.