Geografia escolar e as experiências da cartografia com crianças: construindo mapas do Colégio de Aplicação João XXIII
Resumo
O presente trabalho apresenta reflexões sobre uma experiência no ensino de Geografia desenvolvida durante o ano de 2012 nos módulos de ensino especializado do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF, com crianças do sexto ano do ensino fundamental. Como as vivências geográficas das crianças se tornam presentes nas práticas escolares? As crianças são contempladas pela Geografia Escolar em sua condição de sujeitos situados geograficamente? – são algumas inquietações que buscamos responder.
This article presents reflections on an experience in teaching Geography developed during 2012 in Modules of Specialized Education in John XXIII School/UFJF with 6th elementar school students. How geographical experiences of children become present in schoolar practices? Children are covered by the Schoolar Geography in their capacity as subjects located geographically? These are some concerns that we seek to answer.
Este artículo presenta reflexiones sobre uma experiencia en la enseñanza de la Geografía desarrollado durante el año 2012 en los Módulos de Educación Especializada del Colegio João XXIII / UFJF con niños de 6 años de la escuela primaria. ¿Como las experiencias geográficas se hacen presentes en las prácticas escolares? ¿Los niños están cubiertos por la geografía de la escuela en su calidad de sujetos situados geográficamente? Estas son algunas de las preocupaciones que buscamos respuesta.